terça-feira, 28 de abril de 2020

Um “Santo”

Outro exemplo da terminologia equivocada que existe na Cristandade é encontrado no significado de “santo”. Muitos Cristãos pensam que um santo é alguém que vive ou viveu uma vida exemplar para o Senhor. Mas a Bíblia usa esse termo para descrever todos os crentes – mesmo os de Corinto, que foram marcados por divisão e carnalidade (1 Co 3:1-4). Eles estavam associados com o mal moral (1 Co 5), e alguns deles mantinham má doutrina que atingia o próprio fundamento do Cristianismo (1 Co 15). Não houve nenhum grupo de Cristãos na Bíblia que estivesse indo pior do que eles, exceto talvez os gálatas. No entanto, com todo o fracasso, a Palavra de Deus chama os coríntios de “santos!” (1 Co 1:2) Com isso, fica claro que a Bíblia tem uma definição diferente para “santo” do que é comumente usado pelas pessoas hoje.
Um santo é alguém “santificado”. Ser santificado (posicionalmente) é ser “separado” por Deus para bênção. Isso acontece quando uma pessoa nasce de novo pelo Espírito Santo (2 Ts 2:13; 1 Pe 1:2), que é o início da obra de Deus em uma alma. Mas quando alguém nascido de novo crê no evangelho e é selado com a habitação do Espírito, ele se torna um Cristão (Ef 1:13). Todos os crentes desde o início dos tempos tiveram um novo nascimento; assim eles são “santos” (Dt 33:3; 1 Sm 2:9; 2 Cr 6:41, etc.). Mas eles não são Cristãos. Somente os crentes do Pentecostes ao Arrebatamento estão nessa posição de favor diante de Deus. Um “Cristão” faz parte de um grupo especial de crentes, conhecido como Igreja. Assim, ele foi levado a uma posição muito mais abençoada (estando ligado a Cristo, a Cabeça da Igreja) do que um santo do Velho Testamento. Conseqüentemente, um Cristão é um santo, mas ele é mais do que isso – ele é um membro do corpo de Cristo (1 Co 12:12-13) e um filho de Deus (Rm 8:14-15; Gl 4:5-7; Ef 1:5).
O Sr. W. Kelly disse que, na mente da maioria das pessoas, ser santo é considerado algo mais do que apenas ser Cristão; mas, na realidade, um Cristão é algo mais que um santo! Ele disse: “Muitos considerariam minha doutrina estranha; porque consideram todos nessas terras como Cristãos, e muito poucos na Terra como um santo – e talvez nenhum seja assim considerado até que cheguem ao céu. Mas é para mim muito evidente – nada mais certo – que um Cristão é um santo, e muito mais que isso!”
O espaço não nos permite continuar nesta digressão[1] e enumerar todos os vários termos que são erroneamente usados pelos Cristãos hoje. Examinaremos alguns deles ao seguirmos nosso assunto.




[1] N. do T.: Digressão é um recurso literário de se desviar de um tema com a finalidade de esclarecer algo que irá enriquecer o assunto principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário