terça-feira, 28 de abril de 2020

4) “Deus está usando as denominações!”


Alguns Cristãos dizem: “Mas ainda não acho que seja errado adorar com um grupo de crentes em sua denominação apenas porque a ordem de coisas ali não exista na Bíblia. Afinal, Deus está usando essas igrejas denominacionais! As pessoas estão sendo salvas e os Cristãos estão sendo abençoados ali. Se Deus as usa, elas não poderiam ser tão ruins a ponto de dever me separar delas!”
Embora possa parecer que Deus esteja usando as igrejas denominacionais (e não denominacionais), nos apressamos a dizer que não são as denominações feitas pelo homem que Ele está usando; é a Sua Palavra que Ele está usando. A Bíblia diz: “A Palavra de Deus não está presa” (2 Tm 2:9). Deus pode e usa Sua Palavra para abençoar onde quer que seja ministrada. Quando um assim-chamado pastor ou ministro prega a Palavra e ministra a verdade da Palavra à sua audiência, o Espírito de Deus a tomará e a aplicará ao coração e consciência daqueles que estão lá. Pessoas são salvas nesses lugares: não há dúvida de que isso acontece. No entanto, o fato de Deus estar salvando pessoas nessas igrejas não significa que Ele está aprovando aquela ordem feita pelo homem, que é contrária à Sua Palavra. Ele nunca aprova algo que contradiz Sua Palavra. Uma pessoa pode levar a Palavra de Deus para um lugar ímpio como um bar ou botequim, e o Espírito pode usá-la para a salvação de alguém. Mas isso significa que Deus está usando bares? Isso não justifica a existência deles. Este é um exemplo extremo, é claro, mas ilustra nosso argumento de que Deus pode usar Sua Palavra em qualquer lugar, mesmo em um lugar ímpio.
Enquanto Deus está usando Sua Palavra onde quer que Ele queira (Is 55:11), os Cristãos não são livres para andar aonde quiserem, se quiserem a aprovação do Senhor. Devemos andar de acordo com o caminho que Deus nos indicou em Sua Palavra. Devemos amar todo o povo de Deus, mas nossos pés devem permanecer no caminho da obediência à Palavra de Deus que nos chama à separação da desordem que o homem trouxe à casa de Deus (2 Tm 2:20-21). Só porque há bênção visível em algum sistema ou denominação não significa que somos liberados de nossa responsabilidade de andar na verdade da Palavra de Deus. Não podemos (com razão) abandonar o caminho da obediência e estar em comunhão com algo que sabemos que contrário à Escritura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário