terça-feira, 28 de abril de 2020

3) “Nossa igreja está crescendo!”


Outros respondem a essas coisas dizendo: “Mas nossa igreja está crescendo; isso prova que Deus está abençoando-a. E se Deus está abençoando-a, não poderia estar errada! Por que eu deveria me separar de algo que Deus obviamente está abençoando?”
O problema aqui está em definição do que é crescimento. Quando as pessoas falam de crescimento, geralmente se referem ao aumento de números (pessoas). A Bíblia, no entanto, fala de crescimento como sendo o desenvolvimento e maturidade espirituais no crente (1 Pe 2:2, 3:18; Ef 4:15-16; Cl 1:10, 2:19; 1 Ts 3:12, 4:10; 2 Ts 1:3; At 9:22).
Crescimento em número não é sinal da aprovação ou bênção do Senhor. É uma suposição relacionar o aumento das pessoas à bênção de Deus. Se assim fosse, então a igreja católica romana seria a denominação que Deus aprova, pois ela se gaba de ter o maior número de “fieis” dentre todas as igrejas! As Testemunhas de Jeová se orgulham de um crescimento fenomenal em números. Isso significa que Deus está abençoando-os?
A Palavra de Deus diz que o único tipo de pessoa que aumentará em número no testemunho Cristão nos últimos dias são “homens maus e enganadores” e os “muitos” que os seguirão (2 Tm 3:13; 2 Pe 2:2). Por nos vangloriar de um grande número de pessoas, poderíamos, sem querer, nos identificar com o erro do qual a Escritura nos adverte que surgiria na igreja nos últimos dias. Nem sempre é esse o caso, mas isso deveria nos impedir de querer nos vangloriar nos números. Está claro na Escritura que os crentes fiéis e piedosos diminuirão à medida que os dias ficarem mais sombrios (2 Tm 1:15; Sl 12:1).
Num sistema de coisas amplamente apoiado por doações e ofertas da congregação, os números são importantes para as organizações eclesiásticas. Mas Deus não está preocupado com números como estão os homens. Isso é visto nas poucas ocasiões em que os números são mencionados no livro de Atos. Simplesmente diz: “e chegou o número desses homens a quase cinco mil” (At 4:4, 2:41). E “eram todos cerca de doze homens” (At 19:7 – TB). O tipo de crescimento que Deus está procurando em Seu povo redimido é o crescimento em maturidade espiritual. Se visitássemos uma assembleia de Cristãos que contivesse um certo número de pessoas e retornássemos um ano depois para ver que havia realmente aumentado em sua apreensão do Senhor e seu amor uns pelos outros, poderíamos dizer com razão que essa assembleia estava crescendo, mesmo tendo o mesmo número de pessoas (2 Ts 1:3).
Nesse contexto, perguntamos: “Quanto crescimento há entre os das várias denominações?” Visto que o reconhecimento da verdade de Deus é um teste da maturidade espiritual de uma pessoa (1 Co 10:15; Fp 1:9-10; Hb 5:14), será que os Cristãos nas igrejas denominacionais receberiam a verdade da Igreja quanto a sua ordem e função, como encontrada na Escritura, se foi colocada diante deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário