terça-feira, 28 de abril de 2020

Um Desafio Relativo à Falta de Base Bíblica do Cristianismo Denominacional

Visto que devemos estar “sempre prontos a dar uma resposta a todo aquele que vos pedir razão” de nossas crenças nos diversos assuntos bíblicos (1 Pe 3:15), devemos ser capaz de dar uma resposta, baseada na Palavra de Deus, por que adoramos da maneira que o fazemos. Podemos indicar a Escritura que nos dá autoridade para nos reunimos como Cristãos para adoração e ministério da maneira com que fazemos? Ou estamos simplesmente seguindo as tradições dos homens?
Para estimular nossos pensamentos nesse sentido, fazemos as perguntas que se seguem como um desafio a todos os crentes quanto à autoridade bíblica que têm para adorarem da maneira que adoram. Essas perguntas não têm como objetivo criticar a ordem de adoração e ministério na Igreja hoje, mas estimular nossos pensamentos sobre o que realmente é a ordem de Deus.
  1. Que autoridade há, vinda da Palavra de Deus, para estabelecer as assim-chamadas “divisões” denominacionais e não denominacionais dentro do testemunho Cristão, quando o Senhor e os apóstolos ensinavam que os Cristãos deveriam andar juntos em união e unidade em todas as coisas? (Jo 10:16, 11:51-52, 17:11, 21; Ef 4:2-4; Fp 2:2). De fato, a Escritura condena a criação de seitas e divisões entre os crentes! (Rm 16:17; 1 Co 1:10, 3:3, 11:18-19)
  2. Que autoridade os Cristãos têm vinda de Deus para nomear suas assim-chamadas “igrejas” como: presbiteriana, batista, pentecostal, aliança reformada cristã, anglicana, etc., quando não temos orientação na Bíblia para estarmos reunidos em qualquer outro nome que não seja o nome do Senhor Jesus Cristo? (Mt 18:20; 1 Co 5:4)
  3. Que autoridade os Cristãos têm para nomear suas assim-chamadas “igrejas” em homenagem a servos capacitados pelo Senhor, como: luterana (Martin Lutero), menonita (Menno Simons), metodista-wesleyana (John Wesley), etc., quando a Escritura condena a formação de uma comunhão de Cristãos em torno de um líder na Igreja? (1 Co 12-13, 3:3-9)
  4. Que autoridade os homens têm vinda de Deus para estabelecer essas igrejas com base em distinções nacionais, como: “a igreja da Inglaterra”, “os irmãos menonitas chineses”, “igreja ortodoxa grega”, “batista das Filipinas”, “igreja alemã de Deus”, etc., quando a Escritura nos diz que não há distinções nacionais ou social na Igreja de Deus, o corpo de Cristo? (Cl 3:11)
  5. Que autoridade os Cristãos têm para ornamentar seus locais de adoração segundo o padrão do tabernáculo e templo da ordem judaica no Velho Testamento? Muitos desses edifícios de igreja têm ornamentos de ouro e outros materiais finos. Muitos têm um “altar”, embora não se pareça com o altar do Velho Testamento. Outros têm partes especiais do edifício que são mais sagradas do que outras. Que autoridade os Cristãos têm para emprestar coisas como essas do judaísmo, quando a Bíblia indica que o Cristianismo não é uma extensão da ordem judaica, mas tem um caminho inteiramente novo de aproximação a Deus? (Hb 10:19-20, 13:13; Jo 4:23-24)
  6. Existe algum fundamento na Palavra de Deus para haver torres e cruzes, etc., erguidas sobre os assim-chamados “edifícios de igreja”?
  7. Existe algum fundamento na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “uma igreja?” A definição bíblica para a “Igreja” é um grupo de crentes que foram chamados para fora de entre os judeus e de entre os gentios por meio do evangelho, e estão unidos a Cristo, a Sua Cabeça no céu, em um só corpo pelo Espírito de Deus que habita neles. Portanto, a Igreja é um grupo de pessoas redimidas – não um edifício literal feito por mãos humanas (At 11:22, 15:14, 20:28; Rm 16:5; 1 Co 1:2; Ef 5:25)
  8. Que autoridade há na Escritura para estabelecer um homem na igreja (um assim-chamado ministro ou pastor) para “conduzir” a adoração? A Escritura ensina que o Espírito de Deus foi enviado ao mundo com o objetivo de guiar a adoração Cristã (Fp 3:3; Jo 4:24, 16:13-15). A Bíblia indica que o Senhor, pelo Espírito Santo, deve presidir a assembleia dos santos e dirigir os procedimentos como Ele escolher (1 Co 12:11).
  9. Que autoridade há na Escritura para haver cultos pré-arranjados nessas igrejas? Frequentemente, um programa é entregue descrevendo a ordem em que o culto será realizado naquele dia em particular.
  10. Que autoridade há na Escritura para chamar os cultos que ocorrem nessas igrejas de “adoração”, quando eles geralmente consistem em ser entretido com música e ter um homem dando um sermão?
  11. Que autoridade há no Novo Testamento para o uso de instrumentos musicais na adoração Cristã? A Bíblia define a adoração Cristã como sendo aquilo que o Espírito de Deus produz no coração e boca de crentes – em ações de graças, louvor, etc. Não é algo mecânico (Jo 4:24; At 17:24-25).
  12. Que autoridade há na Escritura para recitar orações pré-escritas de livros de oração nos cultos da igreja? A Bíblia diz que não devemos usar de vãs repetições em nossas orações, mas que nossas orações devem ser a expressão do nosso coração em palavras (Mt 6:6-8; Tg 5:16; Sl 62:8; 1 Tm 4:5 – “dirigida livremente a Ele” JND).
  13. Que autoridade há para recitar os Salmos nos assim-chamados cultos de adoração “Cristãos”, quando os Salmos não expressam os sentimentos dos crentes que conhecem a obra consumada de Cristo na cruz? Os Salmos não expressam a adoração daqueles que estão no terreno Cristão, que conhecem o privilégio de acessar a presença de Deus como adoradores purificados (Hb 9:14; 10:19-22)
  14. Por que a maioria das igrejas tem a ceia do Senhor uma vez por mês ou a cada três meses, quando o hábito da Igreja na Escritura, uma vez estabelecida sob o ministério de Paulo, era de partir o pão a cada dia do Senhor? (At 20:7)
  15. Que autoridade há nas Escrituras do Novo Testamento para ter um coral de cantores treinados para ajudar na adoração?
  16. Que autoridade há na Escritura para o uso de roupas e vestimentas especiais nos serviços de adoração Cristã? Os corais nessas igrejas geralmente se vestem com mantos, e os ministros frequentemente se vestem da mesma forma –dependendo de qual denominação estejam afiliados.
  17. Que autoridade essas igrejas têm para permitir que as mulheres preguem e ensinem publicamente quando a Bíblia diz que o papel da irmã não é ocupar um lugar público na Igreja, seja na administração, no ensino ou na pregação? A Escritura diz que elas devem estar caladas na assembleia (1 Co 14:34-38; 1 Tm 2:11-12).
  18. Que autoridade há para mulheres orando e profetizando (ministrando a Palavra na pregação e ensino) nessas igrejas com sua cabeça descoberta, quando a Palavra de Deus diz que as mulheres devem estar cobertas? (1 Co 11:1-16)
  19. Que autoridade há na Escritura para permitir que apenas certos indivíduos (o pastor ou o ministro) exerçam o ministério da Palavra de Deus? Por que não há liberdade de ministrar nessas igrejas para todos os que são capazes, como guiados pelo Espírito? A Bíblia ensina que, estando os Cristãos reunidos em assembleia, todos (os varões) devem ter liberdade para ministrar como o Senhor os guiar pelo Espírito (1 Co 12:6, 11, 14:24, 26, 31).
  20. Que autoridade há na Escritura para a ideia de que uma pessoa deva ser ordenada para estar no ministério? Não há um pastor, mestre, evangelista, profeta ou sacerdote na Bíblia que tenha sido ordenado para pregar ou ensinar! A Escritura ensina que a simples posse de um dom espiritual é a garantia para a pessoa usá-lo! (Rm 12:6-81 Pe 4:10-11)
  21. Que autoridade há na Escritura para a ideia de que hoje existem homens na Terra que têm poder para ordenar outros? Onde esses homens conseguiram esse poder?
  22. Há alguma autoridade na Escritura para tornar um homem pastor de uma igreja local? A Escritura nunca fala do dom de um pastor como um ofício local, mas sim, um dom para a Igreja universalmente (Ef 4:11). Além disso, que autoridade há para denominar esses homens que pregam e ensinam como “pastores” (isso é: “pastor João”), quando na Escritura o dom de pastorear (pastoreio) não foi dado como um título para alguém?
  23. Que autoridade há na Escritura para os assim-chamados ministros se denominarem “reverendo”, quando a Bíblia diz que “Reverendo” é o nome do Senhor? (Sl 111:9 – KJV) Alguns clérigos adotam o nome “pai (padre)”, embora a Escritura diga que não devemos chamar o homem de “pai!” Outros levam o título de “doutor” (que significa “professor” ou “instrutor”), o que a Escritura também diz que não deveria ser feito (Mt 23:8-10).
  24. É uma prática bíblica a Igreja escolher seu “pastor” ou “ministro?” O procedimento usual é que o candidato a “pastor” será convidado por um grupo eclesiástico onde lhe será dada uma oportunidade de provar a si mesmo, dando alguns sermões. Se a sua pregação for aceitável, então a igreja (geralmente por meio de uma junta de diáconos) o elegerá como seu “pastor”. Está esse procedimento de acordo com a Palavra de Deus?
  25. Que autoridade há na Escritura para as denominações eclesiásticas escolherem seus anciãos? Não há uma assembleia de Cristãos na Bíblia que tenha escolhido seus anciãos.
  26. Que autoridade há na Escritura para as igrejas criarem dias santos e observar festas, como sexta-feira santa, páscoa, dia de todos os santos, quaresma, natal, etc.? A Escritura diz que o Cristianismo não tem a ver com dias e estações especiais (Gl 4:10; Cl 2:16).
  27. Que autoridade há na Escritura para que aqueles que ministram nos púlpitos dessas igrejas possam ensinar sistemas de doutrinas errôneos como, teologia do pacto, amilenismo, segurança condicional, purgatório, indulgências, a guarda da lei, etc.?
  28. Há alguma autoridade na Escritura para reuniões “de testemunho”, nas quais alguém se levanta e diz à plateia como foi salvo, muitas vezes enfatizando sua vida passada de pecados?
  29. Que autoridade há no Novo Testamento para tomar dízimos (10% de nossa renda) da audiência, quando o dízimo é claramente uma deterninação mosaica para Israel? (Lv 27:32, 34; Nm 18:21-24)
  30. Que autoridade bíblica há para as campanhas de levantamento de fundos e a solicitação de doações de audiências mistas de pessoas salvas e perdidas nessas igrejas? A Bíblia indica que os servos do Senhor não tomaram “nada” das pessoas incrédulas deste mundo entre as quais pregaram o evangelho (3 Jo 7).
  31. Seriam os seminários e as escolas bíblicas a maneira de Deus preparar um servo Seu para um ministério? A entrega e o recebimento de diplomas e certificados (isto é: doutor em divindade DD etc.) é apoiado pela Escritura? A Bíblia diz que não devemos dar títulos lisonjeiros uns aos outros (Jó 32:21-22; Mt 23:7-12).
  32. Há algum fundamento na Palavra de Deus para essas igrejas enviarem ministros e pastores a um local específico para realizar um serviço ao Senhor? Muitas vezes ouvimos comentários como: “O pastor fulano foi enviado pela organização tal”. A Escritura mostra que Cristo, a Cabeça da Igreja e Senhor da seara, envia Seus servos sob a direção do Espírito para a obra que Ele tem para eles, e que a Igreja deve apenas reconhecer isso, dando ao servo a destra de comunhão (Mt 9:38; At 13:1-4; Gl 2:7-9).
  33. Onde na Escritura encontramos o conceito de Igreja como organização de ensino? Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem: “Nossa igreja ensina isso.... Na Bíblia, não lemos que a Igreja esteja em uma posição de autoridade pela qual formula doutrinas como um corpo legislativo, mas simplesmente como uma companhia de crentes ensinados por mestres levantados pelo Senhor (At 11:26; Rm 12:7; Ap 2:7, 11, 17, 29, 3:6, 13, 22; 1 Ts 5:27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário