quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coberturas para Cabeça

Outra coisa que tem sido desprezada entre os Cristãos hoje em dia é o uso de coberturas para cabeça. Em 1 Coríntios 11 temos instruções muito claras e explícitas para as irmãs terem a cabeça coberta quando assuntos divinos estiverem em discussão. Como essa passagem da Escritura não especifica onde a cobertura para cabeça deva ser usada, não temos autoridade para dizer que se aplica apenas às reuniões da assembleia. É mais amplo que isso. Sua aplicação se estende a toda vez que a Palavra de Deus é estudada, seja em reuniões públicas ou em estudos particulares.
Às vezes, uma pergunta é feita: “Por que Deus queria que as irmãs cobrissem sua cabeça? Qual o sentido disso, afinal?” Deus não apenas nos diz para fazer algo, mas também nos diz o porquê. Essa é a beleza do Cristianismo. Temos um “culto racional [inteligente – JND] (Rm 12:1). Quando entendemos por que Deus queria que praticássemos algo, deveríamos estar ainda mais interessados em obedecer à Sua Palavra, pois somos capazes de fazê-la de maneira inteligente entendendo o propósito dela. Isso contrasta com o serviço prestado sob o sistema legal; muito do que eles fizeram em seu serviço a Deus eles não entenderam por quê faziam.
As ações dos irmãos de descobrir a cabeça e das irmãs de cobrir a cabeça são uma demonstração dos princípios envolvidos na confissão do Cristianismo. O apóstolo mostra no início do capítulo que, no Cristianismo, a cabeça do homem representa Cristo. Ele diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a Cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a Cabeça de Cristo” (1 Co 11:3). Depois, ele mostra que, por essa razão, os irmãos devem descobrir sua cabeça quando assuntos divinos estiverem em discussão. Ao fazer isso, eles estão reconhecendo que toda a glória pertence a Cristo. É um ato deliberado em testemunho por parte dos irmãos, e reflete nosso desejo de trazer toda a glória a Cristo, nossa Cabeça viva no céu. Paulo disse: “O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus” (1 Co 11:7). Este ato glorifica a Cristo e deve ser realizado com isso em vista.
Por outro lado, a mulher no Cristianismo representa a glória do homem. Diz: “a mulher é a glória do varão. Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio [autoridade – ARA], por causa dos anjos” (1 Co 11:7-10). O cabelo da mulher é um sinal da glória natural do primeiro homem. É o seu véu permanente de beleza e glória (1 Co 11:15). O apóstolo ensinou que o cabelo da mulher deve ser coberto quando assuntos divinos estão em discussão por causa do que o seu cabelo representa. Quando as irmãs cobrem a cabeça, estão dizendo que não reconhecemos o primeiro homem como tendo algum lugar no Cristianismo. É uma confissão que o homem e sua glória não têm lugar nas coisas divinas.
Paulo acrescentou: “Por causa dos anjos” (1 Co 11:10). Deus estabeleceu uma ordem em Sua criação. Homens e mulheres Cristãos não devem negligenciar essa ordem, mas lembrar de que eles são um espetáculo divinamente designado. Os anjos estão aprendendo a sabedoria de Deus em Seus caminhos entre os Cristãos na Terra (1 Co 4:9; Ef 3:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário