quarta-feira, 29 de abril de 2020

Recepção – uma Responsabilidade da Assembleia Local

Outra coisa que a Igreja primitiva praticava que é quase inexistente na Cristandade hoje em dia, é o cuidado em receber pessoas à comunhão.
Ora, tendo em vista o que a Bíblia ensina a respeito da pureza da assembleia, quando alguém deseja partir o pão à “mesa do Senhor” (1 Co 10:21), a assembleia deve ter cuidado para não levar alguém à comunhão que possa estar envolvido no mal; seja moral, doutrinal ou eclesiástico. O princípio é simples. Se uma assembleia local é responsável por julgar o mal em seu meio, como mostramos (1 Co 5:12), segue-se naturalmente que é preciso ter cuidado com o que ou quem é trazido em seu meio.
Foi dito com razão que a assembleia local não deve ter uma comunhão aberta, nem uma comunhão fechada, mas sim uma comunhão vigiada. A assembleia deve receber à mesa do Senhor todo membro do corpo de Cristo, a quem a disciplina bíblica não impeça. Caso contrário, estaria agindo de maneira inconsistente com o terreno do “um só corpo” em que professa estar reunida (Ef 4:4).
Enquanto todo Cristão tem um título para estar à mesa do Senhor, nem todo Cristão tem necessariamente o direito de estar lá, porque seu privilégio pode ser impedido pelo seu envolvimento em algum mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário