quarta-feira, 29 de abril de 2020

A Responsabilidade do Indivíduo

Embora a assembleia local tenha uma responsabilidade nesse assunto, aquele que procura entrar em comunhão com uma assembleia local também tem. Se ele deseja andar corretamente diante do Senhor, ele irá querer ter cuidado nesta etapa. Mesmo assim, muitos Cristãos pensam que eles podem associar-se com o que eles quiserem e não serem afetados por isso, mas a Bíblia ensina que somos afetados por aqueles com quem nos associamos, e uma pessoa que busca comunhão com uma assembleia de Cristãos da qual ele sabe pouco ou nada a respeito dela, deve ter cuidado. O princípio de que “a associação com o mal contamina” funciona nos dois sentidos. A assembleia deve ter cuidado com quem e o que está em sua comunhão, mas o indivíduo que procura estar em comunhão também deve ter cuidado. A Escritura diz: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios: conserva-te a ti mesmo puro” (1 Tm 5:22). Isso foi escrito para um indivíduo na casa de Deus em relação à comunhão. A responsabilidade de todo Cristão é manter-se puro porque “as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15:33).
Em vista disso, por que alguém iria a uma assembleia de Cristãos, onde ele não conhece o que é sustentado ou praticado ali, e insistiria em partir o pão com eles, quando isso significa que ele estará associado a tudo o que acontece ali? Como ele saberia que não entrou em um grupo de pessoas que mantêm doutrinas blasfemas ou têm práticas condenáveis? Nossa única conclusão é que essa pessoa nunca considerou essas coisas ou que simplesmente não acredita que possam ocorrer.
Esse cuidado que todo crente deve ter é visto numa figura do Velho Testamento concernente à adoração de Israel. O Senhor disse: “Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires; mas no lugar que o Senhor escolher” (Dt 12:13-14). Esse princípio guiará hoje um Cristão que está procurando o local da escolha do Senhor. Os filhos de Israel não deveriam oferecer seus sacrifícios e adoração em qualquer lugar – e os Cristãos também não deveriam. Um Cristão não apenas não deve ir a qualquer lugar para oferecer sua adoração ao Senhor. Ele deve fazê-lo somente no lugar onde Deus quer que ele esteja. Tendo em vista o mal e o abandono da Palavra de Deus no testemunho Cristão de hoje, e o perigo de ser levado ao erro, uma pessoa não deve ter pressa em oferecer seu sacrifício de louvor em comunhão com uma assembleia de Cristãos que ele não sabe nada a respeito. Ele deveria procurar saber um pouco sobre esse grupo de Cristãos primeiro, perguntando: “O que esses Cristãos sustentam quanto à doutrina e prática?” Se uma pessoa encontrou o lugar ao qual acredita que o Senhor o está levando, então não deve ter pressa de partir o pão com eles. Ele precisa orar sobre isso e esperar no Senhor até que esteja satisfeito de que não está se associando com algo que seja uma desonra ao Senhor. Que o Senhor guie o leitor nesta importante etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário