terça-feira, 28 de abril de 2020

A Igreja Não É Revelada no Velho Testamento

Quando olhamos para a Palavra de Deus para estudar a ordem e a função da Igreja, devemos olhar para o Novo Testamento, e particularmente as epístolas. É aqui que a verdade da Igreja é revelada.
Uma das maiores chaves para entender o que é a Igreja é ver que ela não faz parte da revelação do Velho Testamento. Cristo e Sua Igreja é o grande Mistério de Deus (Ef 5:32). Um “mistério”, no sentido bíblico, não significa algo misterioso e difícil de entender, mas um segredo que Deus manteve oculto desde antes que o mundo fosse feito (Rm 16:25). Agora que o segredo foi revelado, não é algo difícil de entender. O grande segredo do propósito eterno de Deus é que, quando Israel rejeitasse o Messias e, consequentemente, fosse colocado de lado por um tempo nos tratamentos governamentais de Deus, o Espírito Santo, por meio do evangelho, reuniria de entre todas as nações, judeus e gentios crentes para compor uma companhia nova e celestial de santos que seria unida a Cristo como Seu corpo e noiva. Isso é algo que estava oculto no coração de Deus e não foi revelado no Velho Testamento (Ef 3:9). Os que viveram em outras épocas não sabiam nada disso, pois a Igreja não havia sequer começado até o dia de Pentecostes (Mt 16:18; At 2:1-3, 47, 11:15). Esse segredo, então, não foi divulgado até os tempos do Novo Testamento, quando foi revelado por meio do ministério especial do apóstolo Paulo (Ef 3:2-5, 9; Cl 1:24-27).
O Mistério não é a Pessoa de Cristo, nem Sua vida perfeita neste mundo como Homem, nem Sua morte e Sua ressurreição, nem Sua vinda para reinar sobre este mundo em poder e glória. Todas essas coisas foram mencionadas nas Escrituras do Velho Testamento. O maravilhoso Mistério agora revelado é que Cristo teria um complemento (a Igreja Seu corpo e noiva) ao Seu lado naquele dia vindouro, quando Ele reinasse publicamente sobre este mundo. Desde o dia de Pentecostes até a vinda de Cristo (o Arrebatamento), Deus está chamando pessoas de todas as nações pelo evangelho para fazer parte desse maravilhoso privilégio (At 15:14).
Agora, vendo que a verdade da Igreja não faz parte do Velho Testamento, não nos voltamos a ele para aprender como a Igreja deve adorar e funcionar administrativamente, uma vez que ela não está ali. Este é um ponto extremamente importante. É algo que muitos Cristãos entenderam mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário