quarta-feira, 29 de abril de 2020

“Mas Não Devemos Fazer Distinções Entre Homens e Mulheres na Igreja!”

Outros concordam que Deus tem papéis distintos para o homem e a mulher e acreditam que eles devem ser observados, mas apenas em nossos relacionamentos naturais domésticos. Quando se trata da assembleia, eles pensam que essas distinções de homem e mulher não devem ser consideradas, porque a Palavra de Deus diz: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:28). Muitos teólogos acreditam que esta declaração geral se sobrepõe às ordenações mais específicas de Paulo nas declarações em 1 Coríntios 14, e 1 Timóteo 2.
Esse erro vem da falha em se distinguir entre aquilo que se refere à posição e aquilo que se refere à prática na Escritura. A chave que desvenda a confusão que existe na mente de alguns está em se entender o que significa a expressão “em Cristo Jesus”. Ela descreve nossa posição de aceitação individual diante de Deus, na própria posição que Cristo agora ocupa como Homem em glória. Indica a plena posição Cristã diante de Deus na nova criação e está inseparavelmente ligada à habitação do Espírito Santo. Paulo usa a expressão muitas vezes em suas epístolas (Rm 8:1; Ef 1:6; 2 Co 5:17; Gl 6:15; Ef 2:13, etc.). O ponto em Gálatas 3:28 é que todos os crentes, independentemente de sua nacionalidade, posição social ou sexo, são igualmente abençoados naquela posição de aceitação diante de Deus no céu. É uma expressão posicional. No entanto, 1 Coríntios 14, e 1 Timóteo 2, referem-se a uma ordem prática de coisas entre os Cristãos na casa de Deus. Existem duas expressões que distinguem essas duas coisas; “em Cristo Jesus” (Gl 3:28) e “nas assembleias” (1 Co 14:34). Uma fala do que os santos são na posição que Cristo tem diante de Deus no céu, e a outra fala do que eles são quando reunidos para adoração e ministério na Terra. Não há diferença entre os crentes quando se trata da sua posição de aceitação em Cristo; mas há uma enorme diferença no seu funcionamento prático na assembleia. Quando entendermos a diferença entre as duas coisas, veremos que a posição e o serviço dos irmãos e irmãs na assembleia são bem distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário