Outros concordam que Deus tem papéis distintos para o homem e a mulher e
acreditam que eles devem ser observados, mas apenas em nossos relacionamentos naturais
domésticos. Quando se trata da assembleia, eles pensam que essas distinções de homem
e mulher não devem ser consideradas, porque a Palavra de Deus diz: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”
(Gl 3:28). Muitos teólogos acreditam que esta declaração geral se sobrepõe às
ordenações mais específicas de Paulo nas declarações em 1 Coríntios 14, e 1 Timóteo
2.
Esse erro vem da falha em se distinguir entre aquilo que se refere à posição
e aquilo que se refere à prática na Escritura. A chave que desvenda a confusão que
existe na mente de alguns está em se entender o que significa a expressão “em
Cristo Jesus”. Ela descreve nossa
posição de aceitação individual diante de Deus, na própria posição que Cristo agora
ocupa como Homem em glória. Indica a plena posição Cristã diante de Deus na
nova criação e está inseparavelmente ligada à habitação do Espírito Santo. Paulo
usa a expressão muitas vezes em suas epístolas (Rm 8:1; Ef 1:6; 2 Co 5:17; Gl 6:15;
Ef 2:13, etc.). O ponto em Gálatas 3:28 é que todos os crentes, independentemente
de sua nacionalidade, posição social ou sexo, são igualmente abençoados naquela
posição de aceitação diante de Deus no céu. É uma expressão posicional. No
entanto, 1 Coríntios 14, e 1 Timóteo 2, referem-se a uma ordem prática de
coisas entre os Cristãos na casa de Deus. Existem duas expressões que distinguem
essas duas coisas; “em Cristo Jesus” (Gl 3:28) e “nas assembleias” (1 Co 14:34). Uma fala do que
os santos são na posição que Cristo tem diante de Deus no céu, e a outra
fala do que eles são quando reunidos para adoração e ministério na Terra.
Não há diferença entre os crentes quando se trata da sua posição de aceitação em
Cristo; mas há uma enorme diferença no seu funcionamento prático na assembleia.
Quando entendermos a diferença entre as duas coisas, veremos que a posição e o serviço
dos irmãos e irmãs na assembleia são bem distintos.
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