terça-feira, 28 de abril de 2020

O Testemunho de Judas

Judas também nos diz que certos homens se infiltraram furtivamente entre os Cristãos e “convertem em dissolução (depravação) a graça de Deus” (Jd 4). Ele descreve o caráter daqueles que corromperiam o testemunho Cristão como os que “foram pelo caminho de Caim”, os que “se atiraram ao erro de Balaão” e os que “pereceram na rebelião de Core” (Jd 11 – AIBB). Essas três coisas retratam adequadamente o tipo de erro eclesiástico que prevalece hoje na Cristandade.
Em primeiro lugar, existe o “caminho de Caim”, que descreve o esforço de apresentar a Deus nossas obras como um meio de ser aceito por Deus. Caim era um homem religioso na medida em que ofereceu um sacrifício, mas apresentou a obra de suas próprias mãos a Deus para aceitação e, consequentemente, foi rejeitada (Gn 4:1-5). Sua oferta não tinha sangue. O sangue figurativamente indica o derradeiro sacrifício do Senhor Jesus Cristo e o derramamento de Seu sangue, sem o qual ninguém pode ser abençoado por Deus. Um evangelho sem sangue (que na verdade não é evangelho) está sendo pregado hoje nos púlpitos de muitas igrejas por meio do qual as pessoas foram levadas a acreditar que podem apresentar suas boas obras a Deus para aceitação e salvação, mesmo que a Bíblia indique claramente que a salvação não é “pelas obras de justiça” (Tt 3:5; Ef 2:8-9; Rm 4:4-8).
Em segundo lugar, há o “erro de Balaão”, que fala da vontade de ensinar coisas não autorizadas por Deus em troca de dinheiro e honrarias. Balaão se apresentou a Balaque e aos moabitas como profeta, e estava disposto a profetizar por eles para prejudicar o povo de Deus (Nm 22-24). Muitos pregadores na Cristandade (embora talvez não pretendam prejudicar o povo do Senhor) estão, da mesma forma, ensinando doutrinas prejudiciais que não são fundamentadas na Escritura e também estão se esforçando pra obter altas honras e dinheiro na igreja.
Terceiro, há a “contradição (oposição) de Coré”, que é a organização de um grupo de homens para desafiar a ordem do sacerdócio de Deus. Coré e seus homens queriam uma posição acima do povo de Deus, que não lhes fora dada por Deus. Na profissão Cristã, há uma organização semelhante; uma classe especial de homens para presidir sobre o rebanho de Deus, conhecido como clero. Esses homens falam livremente do rebanho de Deus como sendo “o seu” rebanho. Esse tipo de organização pode até ter surgido com boas intenções, e pode haver também muitos que atualmente ocupam aquele lugar com motivos igualmente bons, mas ainda assim, é um sistema de coisas que não tem fundamento na Palavra de Deus. Em essência, ele desafia o verdadeiro sacerdócio do crente, que vamos comentar adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário