quarta-feira, 29 de abril de 2020

O Terreno do “Um Só Corpo”

Antes de falarmos sobre o que os Cristãos exercitados devem fazer, sentimos que precisamos estabelecer a importância da verdade do “um só corpo” (Ef 4:4). O propósito de Deus é que o Senhor Jesus reunisse “em um os filhos de Deus, que andavam dispersos”, para que houvesse “um rebanho e um Pastor” (Jo 11:51-52 – JND; 10:16). Embora esses versículos realmente se refiram à unidade na família de Deus, eles mostram claramente que Deus deseja que Seu povo seja encontrado reunido em uma unidade visível na Terra. Mateus 18:20 também indica isso, dizendo: Pois onde dois ou três são colocados juntos para o Meu nome, aí estou Eu no meio deles” (JND). A voz passiva (“são colocados juntos”) indica que o poder que os reuniu para o nome do Senhor Jesus Cristo não era o daqueles que foram reunidos. Esse poder é o do Espírito Santo. Ele é o Reunidor divino. Mas observe, não apenas o Espírito reúne crentes para o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, mas também que Ele os reúne “juntos” em Seu nome. Isso se refere a uma unidade prática; e aprendemos com outras Escrituras que essa unidade prática não está apenas na localidade onde esses crentes se encontram; refere-se aos crentes em outras assembleias que estão reunidos de forma semelhante no mesmo terreno (1 Co 1:2, 4:17, 5:3-4, 10:16-17, 11:16; 14:33-34, 16:1). As decisões “de ligar e desligar” (Mt 18:18) tomadas em uma assembleia devem ser reconhecidas e respeitadas nas outras assembleias, de modo que a verdade do “um só corpo” seja expressa de maneira prática na Terra.
Se uma assembleia local deve tomar uma decisão “de ligar” ao afastar alguém de sua comunhão, o corpo como um todo deve agir em comunhão com essa assembleia local e reconhecer a ação. Eles devem se submeter ao julgamento feito naquela assembleia local, para que a pessoa “tirada” seja considerada “fora” em outras reuniões também, não apenas na assembleia da localidade em que ela reside. Vemos isso em 1 Coríntios 5:13, onde a assembleia local em Corinto deveria afastar aquela pessoa iníqua do meio deles. Mas 2 Coríntios 2:6 nos diz que a “repreensão” foi “feita por muitos [pela maioria – AIBB]. Os “muitos” aqui se referem ao corpo como um todo, como indica a nota de rodapé da tradução de J. N. Darby, citando 2 Coríntios 9:2 como um exemplo do uso e significado da expressão. Portanto, isso faz com que o ofensor sinta a repreensão por mais do que apenas sua assembleia local. Isso mostra que uma decisão tomada em uma assembleia local é realmente tomada em nome do corpo como um todo. O que é feito em nome do Senhor em uma assembleia local deve afetar o todo na prática. É uma das maneiras pelas quais a Igreja deve se “esforçar diligentemente para guardar a unidade do Espírito” (Ef 4:3 – TB) e, assim, dar expressão à verdade de que há “um só corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário