A pergunta pode ser feita: “Como esses
homens entraram nesses ofícios?” Em todos os casos nas Escrituras, eles foram
escolhidos. Mas em nenhum lugar na Escritura lemos que os anciãos foram escolhidos
pela igreja – a assembleia local. Assim como mostramos que não há uma assembleia
local na Bíblia que escolheu seu pastor, também não há uma assembleia na
Escritura que tenha escolhido seus anciãos! Independentemente disso, hoje na Cristandade
quase todos os grupos eclesiásticos escolhem seus anciãos. De onde eles obtêm autoridade
para fazer isso? Em nenhum lugar da Bíblia houve uma assembleia encarregada de uma
tarefa tão difícil quanto escolher seus anciãos, independentemente da piedade e
inteligência daqueles que a constituíam. A Palavra de Deus diz que eles foram escolhidos
pelos apóstolos. Diz: “E, tendo [Barnabé e Paulo] escolhido os anciãos em (para)
cada assembleia, orado com jejum, eles os encomendaram ao
Senhor, em Quem haviam crido” (At 14:23 – JND). Em certas ocasiões, delegados
dos apóstolos escolheram anciãos. Tito é um exemplo. Paulo o enviou à ilha de Creta
com o objetivo de ordenar anciãos lá. Mesmo assim, sua comissão era apenas para
aquele lugar. Ele não tinha autoridade para ordená-los em outro lugar, a menos que
fosse comissionado pelo apóstolo (Tt 1:5).
A sabedoria de Deus é vista aqui em ter anciãos escolhidos para uma
assembleia e não por uma assembleia. Se uma igreja local escolher seus presbíteros,
ela pode ser tendenciosa e escolher líderes que favoreçam suas inclinações. Mas,
sendo uma função apostólica, a assembleia seria preservada desse perigo.
No caso dos diáconos, no entanto, as igrejas locais os escolheram. Um exemplo
disso é Atos 6:1-6. Sete homens foram escolhidos pela igreja em Jerusalém para ocupar
o lugar de diáconos (embora não tivessem o nome de diáconos nesse capítulo), mas
foram oficialmente designados para essa posição pelos apóstolos. Hoje, uma igreja
local poderia escolher aqueles que realizariam os cuidados temporais na assembleia,
mas ela não poderia designá-los oficialmente para o ofício de diácono, porque hoje
não há apóstolo ou um delegado seu disponível para fazê-lo.
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