terça-feira, 28 de abril de 2020

A Igreja

Um dos exemplos mais visíveis de como a terminologia convencional atribuiu um novo significado a termos bíblicos é a palavra “Igreja”. A maioria dos Cristãos usa esse termo para se referir a um edifício para o qual os Cristãos vão quando se reúnem para adoração. Quando eles se dirigem ao prédio, dizem: “Nós estamos indo para a igreja”. No entanto, a Bíblia nunca usa a palavra dessa maneira. A Bíblia fala da Igreja (“ekklesia” – em grego) como um grupo de pessoas redimidas que foram “chamadas para fora” de entre os judeus e de entre os gentios por terem crido no evangelho. Essas pessoas compõem o corpo de Cristo e um dia reinarão com Ele sobre a Terra como Sua noiva e esposa. A Bíblia mostra claramente que a Igreja não é um edifício material, pois diz que Cristo a amou e Se entregou à morte por ela (Ef 5:25-26). Claramente, isso não se pode dizer de um mero edifício feito por mãos de homens. A Palavra de Deus também nos diz que a Igreja era frequentemente encontrada no casa de alguém (Rm 16:5; 1 Co 16:19; Cl 4:15; Fm 2). Diz que a Igreja tinha ouvidos de modo que podia receber instruções divinas (At 11:22, 26), tinha capacidade de discernimento para conhecer a mente do Senhor (At 15:22), e que orava (At 12:5), e podia ser saudada (Rm 16:5) e perseguida (At 8:1; 1 Co 15:9). É bastante óbvio, a partir dessas referências, que a Igreja é um grupo de pessoas salvas pela graça de Deus, e não é um mero edifício de pedras e madeira.
Uma irmã das Índias Ocidentais que havia aprendido algo da verdade da Igreja, foi questionada pelo “ministro” de uma denominação local, por que ela não estava mais “indo à igreja”. Ela respondeu: “A única Igreja que eu li na Bíblia é a que se lançou ao pescoço de Paulo e o beijou. Se essa coisa se lançasse sobre mim (apontando para o prédio eclesiástico ao final da rua), ela me mataria!”
Os Cristãos também usam erroneamente esse termo para descrever uma seita na igreja. Eles falam de ser membro de uma igreja; quando, na realidade, eles estão falando de ser membro de uma seita denominacional (ou não-denominacional) na igreja. A verdade é que a Escritura não fala de sermos membros de qualquer outra coisa senão membros do corpo de Cristo. Todo crente no Senhor Jesus Cristo é um membro desse corpo. (1 Co12:12, 27)
Também ouvimos Cristãos falando de pessoas ingressando numa igreja”, o que, na realidade, eles querem dizer é ingressar numa seita na igreja, embora ele não a vejam como uma seita. A. H. Rule disse uma vez: “A igreja não é uma associação à qual os homens possam se juntar ou sair à vontade, como é o caso nas seitas”. A Bíblia não ensina que devemos “ingressar” em uma igreja. Existe apenas uma Igreja na Bíblia: nessa Igreja, o Senhor (não nós) acrescenta pessoas quando creem n’Ele para a salvação (At 2:47, 5:14, 11:24; 1 Co 6:17). Perguntaram a um irmão, que entendia essa verdade, a qual igreja ele pertencia. Ele respondeu: “Eu pertenço à Igreja à qual ninguém pode se unir!” A pessoa que perguntou ficou naturalmente bastante surpreendida e perguntou: “Como, então, você consegue novos membros?” Ele respondeu: “Oh, o Senhor une os novos membros a ela pelo Espírito no momento que são salvos, mas as pessoas não podem se unir por vontade própria a ela” (1 Co 12:13). O que podemos e devemos fazer é nos “ajuntar” à comunhão dos santos, mas nos ajuntar à Igreja não é algo que possamos fazer (At 9:26).
Às vezes, uma pessoa pergunta: “Quem é o dirigente da sua igreja?” Eles supõem que mencionaremos o nome de algum “ministro”. No entanto, o Dirigente da Igreja que a Bíblia menciona está no céu – é o próprio Cristo, a Cabeça da Igreja! (Cl 1:18)
Também ouvimos pessoas dizendo: “Nossa igreja ensina isso e aquilo...” Não há, porém, nenhum pensamento na Palavra de Deus quanto à igreja ensinar. É uma ideia puramente humana. Se os homens constituíssem uma organização com certas doutrinas e credos formulados como padrão para sua seita, as pessoas não estariam erradas em certo sentido, ao dizer que essa organização ensina. Mas uma organização de homens não é a Igreja de Deus! A verdade é que a Igreja não é um órgão legislativo que estabelece regras, leis e doutrinas. Ela não ensina, mas é ensinada! E isso, por pessoas capacitadas, levantadas por Cristo, a Cabeça da Igreja que está no céu (At 11:26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário