terça-feira, 28 de abril de 2020

Um Apelo à Separação

Embora não sejamos chamados a consertar a confusão no testemunho Cristão, o que somos chamados a fazer é nos posicionar corretamente em relação ao testemunho. O apóstolo Paulo descreveu a ruína no testemunho Cristão como tão confuso que somente o Senhor seria capaz de dizer quem era verdadeiro e quem não era (2 Tm2:19a). Ele continuou dizendo que nossa responsabilidade nisso tudo é nos afastar daquilo que sabemos ser errado e inconsistente com a verdade da Escritura. “qualquer que profere o nome de Cristo [do Senhor – ARA] aparte-se da iniquidade” (2 Tm 2:19b).
Para ilustrar esse importante ponto, Paulo usou a figura de “uma grande casa” para descrever a condição confusa das coisas na Cristandade. Na casa havia uma mistura de vasos de “ouro e de prata” (verdadeiros crentes); e de “pau e de barro” (falsos professos). Alguns deles eram “para honra” e outros eram “para desonra” (2 Tm 2:20). Se um Cristão quiser ser um vaso “santificado” para honra, e apto para qualquer uso que o Mestre o chamar a fazer, ele deve passar pelo exercício de se purificar[1] a si mesmo, separando-se daqueles vasos que estavam misturados no confuso estado de coisas. Ele disse: De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, [se alguém tiver se purificado a si mesmo desses (vasos), em se separando a si mesmo deles – JND] será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor(2 Tm 2:21). Portanto, o chamado do Senhor a todo Cristão que se acha identificado com a confusão na “grande casa” da Cristandade é separar-se da confusão. Embora não possamos deixar a “grande casa” (pois isso significaria abandonar completamente a profissão Cristã), podemos e devemos nos separar da desordem que existe na casa. Veja também 2 Coríntios 6:14-18; 2 Timóteo 3:5; Apocalipse 18:4.




[1] N. do T.: Willian (Bill) Warr, comentando sobre 2 Timóteo 2:20 disse: “Por que diz aqui ‘purificar’? Por que não diz ‘separar’? Separar não é necessariamente purificar. Purificar é separação com arrependimento. Separação pode ser de uma seita, onde eu diria: ‘está bom aqui, mas há algo melhor lá’. Separar-me de algo bom para algo melhor não é purificar. Outra vez: para nós, purificar-nos é separação com arrependimento.” “Conferências bíblicas em Limeira – jul/2001”

Nenhum comentário:

Postar um comentário