quarta-feira, 29 de abril de 2020

Exclusivo Demais!

Alguns se opõem a essas coisas, declarando que isso é ser exclusivista. Enfatizamos novamente que esses princípios não são algo que inventamos, mas princípios que a Palavra de Deus ensina. As assembleias Cristãs locais devem ser exclusivistas quanto ao pecado e, se não souberem com o que uma pessoa possa estar conectada, precisam ser cuidadosas. Primeira Coríntios 11:28 é apresentado para apoiar a ideia de que cada pessoa é individualmente responsável perante o Senhor para se julgar, e que não é responsabilidade da assembleia “fazer triagem” das pessoas. O versículo diz: “Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice”. Aqueles que têm essa ideia são rápidos em nos dizer que a assembleia não deve “examinar” a pessoa, mas que a pessoa deve “examinar a si mesma”, e então ela deve participar da ceia.
Ora, se o versículo quisesse dizer isso, haveria um conflito com os princípios que mencionamos acima – que a assembleia é responsável por julgar o mal em seu meio e, portanto, ter cuidado com quem está em comunhão (1 Co 5:12). Como a Palavra de Deus não se contradiz, o versículo de 1 Coríntios 11:28 deve estar se referindo a algo que não seja a recepção à mesa do Senhor. Um exame mais atento do contexto do capítulo em que o versículo se encontra nos permite ver que o versículo não está se referindo àqueles que desejam entrar em comunhão à mesa do Senhor, mas àqueles que já estão em comunhão ali. É simplesmente dito que cada um que está em comunhão tem a responsabilidade de julgar a si mesmo antes de participar da ceia. Se ele não faz isso, ele “come e bebe juízo (governamental) para si” (1 Co 11:29 – ARA).
É algo como o comando que os pais dão aos filhos antes de se sentarem para jantar. Eles dizem: “Certifique-se de lavar as mãos antes de se sentar”. Este comando se aplica às crianças da família que participam regularmente das refeições naquela casa; não se refere aos vizinhos na rua. Os membros da família que vão participar do jantar devem estar limpos quando chegarem à mesa. É o mesmo na assembleia. Aqueles que estão em comunhão à mesa do Senhor são os exortados a examinar a si mesmos antes de participar da ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário