quarta-feira, 29 de abril de 2020

“Mas o Cabelo da Mulher é a Cobertura Dela!”

Outro argumento comum usado para justificar o não uso de cobertura para cabeça é o versículo 15, que diz: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu [mantilha – ARA]. Eles concluem disso que, se uma mulher tem cabelos longos (e alguns não tão longos), então ela está cumprindo essa Escritura, pois seu cabelo age como uma cobertura. Portanto, as mulheres não precisariam usar uma cobertura artificial para cabeça porque já têm uma cobertura na cabeça.
No entanto, se olharmos para essa passagem com mais cuidado, veremos que há duas coberturas mencionadas nesses versículos. Paulo propositadamente usou duas palavras diferentes para distinguir as duas coisas. Infelizmente, na maioria das Bíblias em português, os tradutores não indicaram essa diferença[1]; e, portanto, o leitor pode concluir sinceramente que o cabelo da mulher é uma cobertura suficiente. No entanto, a palavra original grega para “véu” no versículo 6, é uma palavra diferente da usada no versículo 15. A palavra no versículo 15 (“peribolaiou”) indica os cabelos contornando a cabeça. A linguagem moderna pode chamá-lo de penteado ou algo parecido. Portanto, o cabelo da mulher é um véu (ou cobertura) de glória e beleza que a natureza lhe deu. Mas a palavra no versículo 6 (“katakalupo”) indica uma cobertura artificial para os cabelos, como um chapéu, um lenço, etc. A partir disso, fica bem claro que não há base para a ideia de que as mulheres não precisam usar coberturas para cabeça.
Alguns dos argumentos apresentados por pessoas para que possam fazer sua própria vontade são geralmente bastante absurdos quando você os leva a uma conclusão lógica. Um exemplo disso é essa própria ideia de deduzir que a cobertura da mulher signifique o seu cabelo. Se o cabelo é a cobertura mencionada nesta passagem, então os homens também têm uma cobertura na cabeça, pois têm cabelos tanto quanto as mulheres! E se seus cabelos são uma cobertura, como eles poderiam orar e profetizar em obediência à Palavra de Deus, pois os irmãos não devem ministrar com a cabeça coberta? (1 Co 11:4). Será que Paulo quis dizer que todos os irmãos que ministram a Palavra na reunião devam ter a cabeça rapada?
Certamente aqueles que acham que o cabelo é uma cobertura não creem que os que ministram devam rapar-se. Mas se eles acreditam que o cabelo seja um véu, por que eles não rapam a cabeça? Não conhecemos um grupo Cristão que tenha a prática de raparem-se. Obviamente, não é o significado da passagem.




[1] N. do T.: A versão Almeida Revista e Atualizada é a única em português que usa palavras diferentes para o v. 6 (“véu”) e o v. 15 (“mantilha”). no versículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário