terça-feira, 28 de abril de 2020

O Verdadeiro Cristianismo é “Fora do Arraial”

O Novo Testamento indica que a Igreja primitiva, composta predominantemente por judeus convertidos, deixou essa ordem judaica de coisas (depois de algumas orientações) em favor do verdadeiro Cristianismo. A ênfase da epístola aos Hebreus é mostrar que a adoração Cristã, na verdade, é um contraste com a adoração judaica, não uma extensão dela.
Depois de muitos pontos estabelecidos na epístola com esse objetivo, a conclusão de todo o assunto é exortar a Igreja a deixar completamente essa ordem judaica de coisas, porque o Senhor Jesus Cristo está atualmente fora de tudo isso! Diz: “Saiamos pois a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério” (Hb 13:13). O “arraial” é um termo que significa o judaísmo com todos os seus princípios e práticas. Um judeu não teria dificuldade em entender o que esse termo significava, uma vez que era usado no Velho Testamento em conexão com Israel. A Igreja primitiva saiu fora do arraial. Sob os ensinamentos de Paulo, os Cristãos foram levados a ver que o Cristianismo não era uma adição ou alteração do judaísmo como muitos Cristãos hoje pensam, mas um caminho inteiramente novo de se aproximar a Deus em adoração (Hb 10:20). No princípio era algo difícil para os judeus deixarem, e Deus suportou-os com paciência. Na verdade, foi esta a causa das epístolas hebraico-Cristãs serem escritas. Estas epístolas (Hebreus, Tiago e 1 e 2 Pedro) são particularmente dedicadas a levar o judeu convertido para fora do judaísmo e estabelecendo-o no Cristianismo. Elas também são muito aplicáveis à Igreja hoje, que mergulhou em uma ordem semi-judaica de coisas e precisa desesperadamente se desembaraçar delas.
Já que as assim-chamadas igrejas da Cristandade tomaram muitas coisas judaicas e as mesclaram com seu sistema de adoração, de modo que se tornou parte integrante de seus serviços, Hebreus 13:13, em princípio, é uma exortação muito necessária hoje. Devemos deixar “o arraial” onde quer que o vejamos, seja nas sinagogas judaicas ou nas igrejas denominacionais feitas pelo homem na Cristandade. Este versículo também nos fornece outra razão pela qual devemos nos separar das igrejas denominacionais e não-denominacionais. Exorta-nos a ir a Cristo que agora está fora dessa ordem terrenal de coisas, porque o judaísmo, embora originalmente criado por Deus, é uma ordem de adoração que foi colocada de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário