Enquanto os que estão no ofício de um ancião / presbítero / guia estão ocupados
com o bem-estar espiritual de uma assembleia local, os que estão no ofício de um
diácono devem estar ocupados com os cuidados temporais de uma assembleia local (At
6:1-6; 1 Tm 3:8-13). A palavra “diácono” poderia ser traduzida como “ministro”, pois na Bíblia o ministério não
se limita apenas às coisas espirituais (Lc 8:3; At 6:1 – “ministração diária”, 12:25, 13:5; Rm 16:1). Os diáconos ministram
nas coisas temporais, mas seu serviço ao Senhor não precisa se limitar a isso exclusivamente.
Se eles tiverem um dom para ministrar a Palavra, podem exercê-lo como o Senhor os
guiar (1 Tm 3:13). Tanto Estêvão quanto Filipe, que eram diáconos, também tinham
dons para ministrar a Palavra. Estêvão foi capacitado como mestre (Atos 7), e Filipe
como evangelista (At 8:5-40, 21:8). As irmãs também podem servir como diaconisas.
Romanos diz: “Recomendo-vos a nossa irmã
Febe, que é serva [diaconisa] da igreja que está em Cencreia” (Rm
16:1 – TB). No entanto, elas não ocupariam essa posição de uma maneira oficial,
porque Paulo disse a Timóteo que os diáconos deveriam ser “maridos de uma só
mulher” (ARA), o que mostra que
esses eram homens (1 Tm 3:12). Aqueles nesse ofício também deveriam ter qualificação
moral em sua vida semelhantes às dos anciãos / presbíteros / guias.
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