quarta-feira, 29 de abril de 2020

A Eleição de um “Pastor”

A prática da igreja hoje em escolher um assim-chamado “pastor” também é algo que é contrário à Escritura. Referimo-nos ao processo de como um clérigo vem a presidir uma igreja local. O procedimento usual é que o candidato a “pastor” ou “ministro” seja convidado por uma assim-chamada igreja, onde lhe será dada a oportunidade de provar a si mesmo, dando alguns sermões. Se a pregação dele for aceitável para as pessoas nas organizações eclesiásticas, eles o votarão para que ele seja o “pastor” deles. Isso, novamente, não é a ordem de Deus.
Antes de tudo, a Palavra de Deus, que deve sempre ser nosso guia, não nos dirige a tal ação. De fato, não há uma assembleia local na Bíblia que tenha escolhido um pastor! Nenhuma delas! Nem um apóstolo, em qualquer momento, nomeou um pastor para uma igreja local. A Escritura realmente adverte contra a igreja escolher seus mestres, dizendo: “virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores (mestres) conforme as suas próprias concupiscências” (2 Tm 4:3).
Em segundo lugar, a ideia de nomear um “pastor” é puramente um princípio mundano de democracia. A igreja não é uma democracia. É algo prejudicial colocar o poder de voto nas mãos de jovens e novos convertidos. Eles simplesmente não estão estabelecidos na verdade, nem têm experiência suficiente em coisas divinas para poder formar um julgamento espiritual de tal magnitude.
Além disso, coloca o pretendente em uma posição muito embaraçosa. Se ele quer muito esse cargo na organização, fica tentado a falar às pessoas o que elas querem ouvir. Geralmente, são tópicos como “amor e casamento” ou “profecia”. Qualquer tipo de ministério para a consciência provavelmente estará bem abaixo na lista dele. Mesmo depois de obter o cargo na igreja, ele se veria constantemente comprometendo a verdade por causa das pessoas, porque ele sabe que, se a audiência diminuir, sua posição e trabalho serão revistos. Ele precisa mantê-la feliz. Como resultado, as pessoas poderiam controlar o “pastor”, e geralmente o fazem, e o tipo de ministério que desejam ouvir. Vivendo sob esse tipo de obrigação, ele realmente se torna o “pastor” deles. Compare Juízes 17:7-13 (meu sacerdote” – KJV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário