terça-feira, 28 de abril de 2020

5) “Posso fazer muitas coisas boas onde estou na minha denominação!”


Outros podem dizer: “Eu sei que existem algumas coisas que não estão exatamente corretas na minha igreja, mas por que deveria deixar muito do que acho bom por causa de algumas coisas que não são consistentes com as Escrituras? Além disso, sinto que posso fazer muito bem em ajudar as pessoas de lá. Se eu for embora, não poderei fazer isso”.
Essa é uma desculpa comum, e geralmente é essa que os pastores e ministros que lideram as congregações apresentam para continuar com a ordem não bíblica em suas igrejas. Muitos acham que, ao permanecer em comunhão com os que estão em suas igrejas não bíblicas, terão uma esfera mais ampla para servir ao Senhor. Como diz o velho ditado: “se você quiser pescar, você precisa ir aonde os peixes estão”.
Se voltássemos à figura que o apóstolo Paulo usou dos vasos na “grande casa”, veríamos que não se trata de saber se os vasos de honra misturados com os vasos de desonra poderiam ser usados pelo Mestre. O ponto é que eles não podem ser usados para tudo o que o Mestre possa precisar fazer. Uma vasilha suja em sua casa é útil para alguns trabalhos. Por exemplo, se você tivesse que trocar o óleo do seu carro, uma vasilha que não estivesse limpa seria suficiente. Mas uma vasilha limpa pode ser usada para qualquer finalidade. Este princípio é o mesmo em relação ao serviço na casa de Deus; uma pessoa pode não ser um vaso limpo por causa de suas associações, mas ainda pode ser de ajuda para alguns. No entanto, o exercício de 2 Timóteo 2:21 deve ser um vaso “preparado para toda a boa obra”.
Alguns podem sentir que estamos falando depreciativamente dos Cristãos que estão associados às igrejas, insinuando que eles não são limpos. Não falamos depreciativamente dos Cristãos; estamos simplesmente declarando o que a Escritura diz. É a Escritura que diz que uma pessoa não é um vaso “santificado” até que tenha se purificado da mistura existente na casa de Deus, separando-se dos vasos nela (2 Tm 2:21).
Alguns podem perguntar: “Que serviço o Senhor gostaria que fosse feito, que Ele não pudesse chamar alguém de uma denominação para fazê-lo?” Para ilustrar nosso argumento, suponha que há alguns Cristãos que estão sob exercício de alma quanto à verdade de como Deus gostaria que estivéssemos reunidos para adoração e ministério. O Senhor poderia chamar alguém dos sistemas denominacionais para lhes apresentar o padrão bíblico para adoração e ministério? Mesmo que alguém associado às igrejas soubesse a verdade sobre esse assunto, ele provavelmente não gostaria de falar sobre isso, porque isso apenas o condenaria. E mesmo que tentasse explicar, estaria se condenando por não fazer aquilo que estava dizendo para a outra pessoa fazer. Suas palavras seriam vistas como se ele estivesse zombando da verdade e, portanto, não teriam poder para libertar uma pessoa de tal posição (Gn 19:14).
Não há dúvida de que uma pessoa pode fazer algo bom nas igrejas. Eldade e Medade são figuras disso no Velho Testamento. Eles permaneceram no arraial de Israel quando o Senhor os chamou para fora dele, para Si mesmo (Nm 11:24-26). Eles estavam sendo úteis no arraial, mas quando o Senhor disse explicitamente: “Ajunta-Me setenta homens dos anciãos de Israel” (Nm 11:26) teria isso sido a voz mais alta para eles? Outro exemplo é Noemi, na terra de Moabe. Ela foi uma ajuda para Rute, na medida em que Rute se converteu dos ídolos a Deus para servir ao Deus vivo e verdadeiro (Rt 1:16-17). Mas isso não justifica Naomi de estar lá. Ela não deveria estar lá desde o início. O Senhor poderia ter levado Rute ao conhecimento do único Deus verdadeiro sem que Noemi estivesse numa posição onde ocorreriam comprometimentos.
A Escritura diz: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15:22). Isso significa que obedecer é nosso primeiro dever, e deixamos o resto com o Senhor. O Senhor considera a obediência mais importante do que prestar algum serviço a Ele. A maior ajuda que podemos ser para os que estão misturados na confusão da grande casa é nos desvencilhar dela e então tentar ajudar outros (2 Tm 2:24-26). O irmão W. Potter disse que nossa primeira responsabilidade é cuidar dos princípios, e Deus cuidará das pessoas. J. G. Bellett disse que, se virmos alguém preso em uma vala, não devemos entrar na vala para ajudá-lo a sair dela. Poderíamos acabar presos a nós mesmos. Em vez disso, devemos estar em terreno firme e tentarmos ajudar o outro a sair. É o mesmo nas coisas divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário