quarta-feira, 29 de abril de 2020

Administração Local na Igreja - A Diferença Entre Dom e Ofício

Os Cristãos quase sempre confundem “dom” e “ofício”. Tentar identificar um dom (como um pastor) para funcionar como um ofício criado pelo homem em uma igreja local é uma prova clara desse erro. Dom e ofício são duas coisas distintas na Escritura. O dom é exercitado em relação ao corpo de Cristo; o ofício é uma responsabilidade em conexão com a casa de Deus. O dom é para edificação, enquanto o ofício é para o governo. Como dom é universal (para todo o corpo); ofício é um encargo local (ou seja, para uma assembleia local apenas).
Há uma exceção a isso – o apostolado. O apostolado é um ofício e um dom. É o único caso na Escritura em que o ofício é algo universal (At 1:20; 1 Pe 5:1). Doze dos discípulos do Senhor foram designados para o ofício do apostolado (Mc 3:14; Lc 6:13; At 1:20). O Senhor fez isso quando ainda estava na Terra. Judas caiu por transgressão e seu “ofício” foi dado a outro homem – Matias (Sl 109:8; At 1:16-26). No entanto, eles receberam o “dom” do apostolado pelo Espírito depois que o Senhor subiu à Sua posição celestial à direita de Deus (1 Co 12:28). Dons, como mencionamos, fluem de Cristo no céu. Esses homens foram então dados à Igreja para ajudá-la a se estabelecer na verdade. “Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens... Ele mesmo deu uns para apóstolos” (Ef 4:8-11).
Um indivíduo que tem um encargo local (ofício) em uma assembleia também pode ter um dom para ensinar ou pregar em público (1 Tm 5:17), mas quando a Escritura trata dos assuntos de dom e ofício, nunca confunde os dois.
Quando entendermos a diferença entre essas duas coisas, como a Escritura as distinguem, veremos quão realmente longe da verdade está uma afirmação, como: “ele é o pastor numa igreja”. Em circunstâncias normais, o servo do Senhor nunca é “o” único dom em uma igreja local. Ele também não deve restringir o exercício de seu dom a “uma” igreja local, ou mesmo em uma certa seita dentro da igreja. Seu dom é para todo o corpo de Cristo. Para ser biblicamente precisas, as pessoas deveriam dizer: “ele é um pastor na Igreja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário