quarta-feira, 29 de abril de 2020

Três Razões Pelas Quais as Irmãs Têm um Lugar de Subordinação no Cristianismo

Percebemos que isso não é popular hoje em dia e será particularmente difícil de aceitar para alguns que se inclinam para a filosofia do “Movimento de Libertação das Mulheres”. Independentemente da filosofia popular de hoje, a Bíblia apresenta pelo menos três razões pelas quais as irmãs devem ter um lugar de submissão no Cristianismo. Depois que o apóstolo Paulo falou do lugar da irmã na casa de Deus, em 1 Timóteo 2:9-12, ele continuou a nos dizer por que, usando a palavra “porque”, no versículo seguinte (13).

1) Criacional

Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Tm 2:13). Deus poderia ter feito o homem e a mulher ao mesmo tempo, mas escolheu fazer primeiro Adão. Ele fez isso para indicar que era Sua intenção desde o início que o homem tivesse o lugar de liderança na criação. Os homens não tomaram ou conquistaram aquele lugar – como alguns pensam – foi dado a eles por Deus. Além disso, o fato de Deus ter feito do homem o gênero mais forte dos dois também indica que era Sua mente que o homem estivesse no lugar de líder (1 Pe 3:7). Além disso, a própria composição das mulheres é em grande parte emocional. Isso é muito necessário para a esfera de serviço dada a elas por Deus, mas pode ser desastroso na administração e em outras responsabilidades de liderança, onde as emoções devem ser mantidas sob controle. Deus deu a mulher ao homem para ser sua ajudadora e complemento, não sua concorrente (Gn 2:18, 1 Co 11:9). Os dois se complementam maravilhosamente, quando agem em seus lugares dados por Deus.

2) Governamental

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão” (1 Tm 2:14). Paulo dá uma segunda razão. Quando Eva agiu de forma independente e assumiu a liderança na casa de Adão, o fracasso entrou. Seu lugar a partir daquele momento seria o de sujeição ao seu marido. Foi o julgamento governamental de Deus sobre ela. Isso pode parecer um pouco severo, no entanto, o Senhor disse à mulher: “O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará [governará – ARA](Gn 3:16). A irmã que reconhece este lugar que Deus lhe deu e se submete à Sua vontade para ela nesse lugar, pode ser uma verdadeira bênção (Sl 128:3 – “frutífera”). Na Escritura, as mulheres que se recusaram a aceitar seu lugar dado por Deus, e assumiram lugar de liderança, geralmente traziam confusão e ruína (Gn 3:6; 1 Rs 21:25; 2 Rs 11:3; Mt 13:33; Ap 2:20; 1 Co 14:33-34). Não devemos pensar que os tratamentos governamentais de Deus tenham sido colocados apenas sobre a mulher. O homem também está sob julgamento governamental de Deus. Ele deve se submeter ao julgamento governamental de Deus no lugar em que foi colocado. Desde a queda de Adão, o homem tem sido responsável por trabalhar arduamente para fornecer comida e abrigo para a mulher com quem se casa e sua casa (Gn 3:17-19). Um homem que não o fizer, é pior que um infiel (1 Tm 5:8).

3) Testemunhal

Em outro lugar, o apóstolo Paulo diz: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a Cabeça da Igreja: sendo Ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridosGrande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja” (Ef 5:22-24, 32). Esta é uma terceira razão pela qual as mulheres Cristãs devem tomar um lugar de submissão. A irmã que está casada pode, por sua sujeição a seu marido, exibir ao mundo uma pequena imagem da submissão da Igreja a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário