terça-feira, 28 de abril de 2020

Um Estado Correto de Alma - O Pré-Requisito Necessário para Aprender a Verdade

Podemos perguntar: “Por que tantos Cristãos aceitam a ordem clerical de coisas feita pelo homem na Cristandade, sem sequer questionar a veracidade disso?” Também podemos perguntar: “Por que tantos Cristãos não percebem na Bíblia a ordem de Deus para a verdadeira adoração e ministério Cristão?” A resposta a isso está no fato de que há uma exigência moral necessária para se entender a verdade. Este pré-requisito importante é encontrado em um estado de alma. Os seguintes pontos são absolutamente necessários se quisermos ter um estado de alma adequado para apreender a verdade da Escritura:

1) Passar tempo na presença do Senhor em comunhão com Ele

A Palavra de Deus diz: “O Teu caminho, ó Deus, está no santuário” (Sl 77:13). Como o caminho d’Ele está lá, precisaremos estar lá com Ele se quisermos discernir qual é o Seu caminho e vontade. Estar em Seu santuário, para os Cristãos, significa viver em Sua presença em companhia e comunhão com Ele. A mente do Senhor sobre essas coisas será revelada para nós quando estivermos no secreto de Sua presença. “Na Tua luz veremos a luz” (Sl 36:9). Não há substituto para a comunhão diária com o Senhor. Este tremendo privilégio de comunhão com Ele é nosso para desfrutar a qualquer momento, pois temos livre acesso à Sua presença pela oração. “Bem-aventurado o homem que Me dá ouvidos, velando às Minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da Minha entrada” (Pv 8:34).

2) Uma disposição de fazer (praticar) a vontade de Deus

A Bíblia diz: “Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se Eu falo por Mim mesmo” (Jo 7:17). Muitos, se não todos os Cristãos, querem conhecer a vontade de Deus para sua vida. Mas não é disso que este versículo está falando. Ele está falando sobre a disposição de “fazer” a vontade de Deus – não apenas ter um mero conhecimento dela. Muitos Cristãos passam a vida inteira sem saber qual é a vontade de Deus para eles. Isso pode abranger muitas áreas, incluindo onde e como Deus gostaria que eles estivessem reunidos com Cristãos para adoração e ministério. A razão para isso é que não basta ter o desejo de conhecer Sua vontade. “A alma do preguiçoso deseja, e nada tem” (Pv 13:4 – TB). O conhecimento da vontade de Deus é revelado àqueles que estão dispostos a fazer a vontade de Deus, custe o que custar. Quando estamos comprometidos em fazer a vontade de Deus, Ele nos fará conhecê-la.

3) O exercício da alma para aplicar a si mesmo para aprender a verdade

Diz que “Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor para a cumprir”. Ele disse: “apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para Lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda” (Ed 7:10, 8:21). Precisamos ter o mesmo exercício da alma e ser diligentes na busca da verdade, examinando a Palavra de Deus (At 17:11).
No livro de Apocalipse, o apóstolo João teria que “tomar” e “comer” o “livrinho”, que continha a verdade do conselho de Deus a respeito de Cristo e Sua herança, se ele quisesse a verdade. Ele a havia pedido, mas isso não era suficiente, o anjo respondeu: “toma-o e come-o” (Ap 10:9). Isso nos mostra que a verdade não é dada automaticamente àqueles que simplesmente a pedem, mas àqueles que têm energia espiritual para tomá-la e “comê-la” – assimilá-la. Isso implica diligência. “A alma do diligente se farta” (Pv 13:4 – ARA). Paulo disse a Timóteo: “Estude para mostrar-te aprovado para Deus, um obreiro que não precisa se envergonhar, dividindo corretamente a Palavra da verdade” (2 Tm 2:15 – KJV). Ele também falou das palavras da fé e da boa doutrina com as quais Timóteo precisava estar “completamente familiarizado” por um estudo diligente (1 Tm 4:6 – JND – nota de rodapé). Hoje existe uma triste falta de estudo pessoal das Escrituras entre os Cristãos em geral. Alguns Cristãos confiam apenas no que obtêm, na forma de alimento espiritual, do assim-chamado pastor na sua denominação eclesiástica ou no que ouvem pelo rádio. É provável que esses meios não deem aos ouvintes a verdade sobre este assunto que estamos considerando. Consequentemente, não é de se admirar que muitos crentes não conheçam a ordem de Deus para os Cristãos estarem reunidos para adoração e ministério.

4) Retidão de coração para reconhecer a verdade quando é apresentada

A Palavra de Deus diz: “aos retos nasce luz nas trevas” (Sl 112:4). Podemos não gostar da verdade quando ela nos é apresentada, mas se tivermos um coração honesto e reto, reconheceremos que é a verdade (Lc 8:15). Alguém disse que, se a verdade nos incomoda, pode ser uma evidência de que estamos voltados para a direção errada, porque a verdade não machuca, a não ser que seja necessário.
Nossa única conclusão sobre por que tantos Cristãos simplesmente aceitam toda essa ordem de coisas da profissão Cristã sem questionar é que um ou todos esses pontos necessários estão em falta. O Sr. Paul Wilson costumava dizer que, se há um obstáculo para entendermos uma passagem da Escritura, isso se deve a uma ou a todas as três seguintes razões:
  1. Não lemos a passagem com a devida atenção.
  2. Temos uma ideia (ou doutrina) pré-concebida sobre o assunto que está nos impedindo de ver o seu verdadeiro significado.
  3. Nossa vontade está em ação e não queremos a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário