terça-feira, 28 de abril de 2020

Edifícios Eclesiásticos – Uma Ajuda ou um Obstáculo ao Evangelho?

O público em geral tanto se acostumou a ver edifícios de igrejas e catedrais, a ponto de pensar que isso seja o ideal de Deus. Na mente da maioria das pessoas, essas construções são um sinônimo de Cristianismo. Mas o Novo Testamento nem sequer sugere que isso seja a vontade de Deus para a Igreja. Há pelo menos cinco boas razões pelas quais esses edifícios relacionados ao Cristianismo tendem a impedir, em vez de ajudar o evangelho.

1) Eles não são bíblicos.

Como já mostramos, simplesmente não há base para eles no Novo Testamento.

2) Eles transmitem uma mensagem errada para o mundo.

As pessoas podem muito bem ser levadas a pensar que o Cristianismo é uma continuação do judaísmo, apenas com algumas novas alterações Cristãs. Elas podem incorretamente concluir que Deus habita em “templos feitos por mãos” e só pode ser adorado nos mesmos (At 17:24-25). Portanto, surge a falsa ideia de que é preciso ir a um prédio eclesiástico para orar e estar perto do Senhor.

3) Eles não são econômicos.

Colocar tanta ênfase em prédios luxuosos, enquanto milhões de pessoas em todo o mundo carecem de necessidades espirituais e materiais, simplesmente não é um bom uso do dinheiro. A maior parte dos fundos que a Igreja recebe em suas coletas deveria ser para o apoio ao evangelho e a disseminação da verdade, e não para fundar construções modernas de organizações eclesiásticas. As pesadas prestações dos financiamentos tendem a fazer com que os líderes da igreja incentivem ofertas mais generosas, a fim de pagar pelo edifício e sua manutenção. Com isso, as pessoas podem ser levadas a pensar que Deus só está interessado em dinheiro. Com milhões sendo coletados semanalmente, parece que a igreja não tem tanto problema em dar, como em direcionar os fundos quando recebidos. Hudson Taylor disse: “O problema da Igreja não é fundos insuficientes, mas fundos não consagrados!”

4) Eles demonstram hipocrisia.

Construir edifícios enormes, por um lado, e, por outro lado, dizer ao mundo que os amamos e estamos profundamente interessados em suas almas, não é uma mensagem muito convincente. Se a Igreja está tão interessada nas pessoas carentes deste mundo, por que não sacrifica um pouco de seu esplendor ornamental? Ao construir esses edifícios, a Igreja está demonstrando que tem mais preocupação com sua própria glória e conforto do que com as pessoas necessitadas.

5) Eles são intimidadores.

É difícil fazer com que as pessoas participem de reuniões nos luxuosos edifícios da igreja relacionados ao Cristianismo. Prédios imponentes tendem a repelir, não atrair, pessoas que tenham pouco ou nenhum contato com o Cristianismo. Tudo é geralmente estranho para eles. (As pessoas do mundo às vezes têm uma noção melhor do que é apropriado ao Cristianismo do que os Cristãos – Lc 16:8). Há uma forte reação contra o formalismo, especialmente entre os jovens. Também existe o medo de serem convidados a contribuírem com dinheiro. No entanto, muitas dessas mesmas pessoas estão dispostas a participar de um estudo bíblico na forma de uma conversa em uma casa ou em um salão menos pretensioso. Eles se sentem mais à vontade em um ambiente informal e não profissional e, portanto, mais propensos a receber o evangelho.
Esses grandes edifícios são realmente obstáculos para o evangelho e apenas mostram que não somos mais sábios do que a Palavra de Deus. O padrão simples que Ele nos deu em Sua Palavra é sempre o melhor, pois “Seu caminho é perfeito” (Sl 18:30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário