quarta-feira, 29 de abril de 2020

O Que É Ministério?

Na mente da maioria das pessoas, “ministério” é no que pastores e ministros estão, enquanto realizam seu trabalho liderando um determinado grupo eclesiástico. A Bíblia, no entanto, ensina que o ministério é simplesmente o exercício do dom de uma pessoa (1 Pe 4:10-11; 1 Tm 4:6; Ef 4:11-12). Como todos os Cristãos têm um dom, todos os Cristãos devem estar no “ministério!” Como dissemos anteriormente, nem todos podem ter um dom para ministrar publicamente a Palavra de Deus, mas todos têm um ministério a cumprir. Boa parte do ministério é serviço prestado ao povo do Senhor, onde não se fala em público.
O problema na Igreja hoje é que existem muitos como Arquipo que não estão cumprindo seu ministério. O apóstolo teve que exortá-lo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor: para que o cumpras” (Cl 4:17). Esta é uma exortação necessária para nós hoje. Uma das razões pelas quais muitos não estão cumprindo seu ministério é que existe um vasto sistema clerical criado pelo homem nas denominações eclesiásticas que está impedindo o exercício desses ministérios. Em uma ordem normal de coisas numa típica igreja denominacional, se o Espírito de Deus quisesse trazer uma palavra (uma mensagem) por alguém do grupo que tivesse um dom para o ministério público, essa pessoa seria reprimida e não poderia exercer seu dom. Se ela prosseguisse em fazê-lo, isso perturbaria os culto em andamento.
A ideia comum na Cristandade hoje é que, quando uma pessoa sente que é “chamada para o ministério”, deve ser submetida a um sistema de educação pelo qual adquire o status de “ministro” ou “pastor”. E mesmo assim, ele ainda não pode exercer seu dom até que uma congregação o escolha (geralmente por meio de uma junta de diáconos) para ser ministro deles. Muitos que têm boas intenções, mas ignoram a ordem de Deus, acreditam que, se vão ministrar a Palavra, devem se submeter a esse processo e ser treinados em um seminário. Como isso é uma tradição estabelecida, muitos acham que Deus realmente os está enviando para um seminário para esse fim. Parece bastante lógico para eles, pois é a maneira convencional e reconhecida de treinar “ministros”. Sem criticar a sinceridade da pessoa, devemos dizer que toda essa ordem de coisas não é encontrada na Escritura.
A Bíblia ensina que, se uma pessoa tem um determinado dom, a própria posse dele é a garantia de Deus para que seja usado. Diz: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu” (1 Pe 4:10). Não diz: “Cada um seja treinado e ordenado por um seminário, e depois administre aos outros o dom como o recebeu”.
A Escritura diz: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus: se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá” (1 Pe 4:11). Observe novamente, ele não diz: “que vá ao seminário e que depois fale”.
E novamente: “Tendo dons diferentes segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, profetizemos segundo a proporção da nossa fé; se é ministério, dediquemo-nos ao nosso ministério; ou o que ensina, dedique-se ao seu ensino; ou o que exorta, à sua exortação” (Rm 12:6-8 – TB). Novamente, não há uma palavra aqui sobre alguém estar sendo treinado por homens antes de usar seu dom.
Além disso, a Escritura diz: “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14:26). Aqui, novamente, não encontramos indícios de que uma pessoa deva ser treinada antes de poder exercer seu dom na assembleia. Diz simplesmente que, se tivermos uma doutrina (um ensinamento) etc., que seja feito para a edificação da Igreja.
Agora é verdade que o dom de uma pessoa precisa ser desenvolvido. Isso leva tempo e prática (At 9:20-22; Gl 1:17; At 9:30, 11:25-26, 13:1-14). Quanto mais uma pessoa amadurece nas coisas divinas, mais útil ela será no ministério (At 18:24-28; Mc 4:20). A maneira bíblica para uma pessoa ser ensinada nas coisas divinas é por meio de reuniões como mencionamos anteriormente. O Senhor usa essas reuniões da assembleia, lideradas pela direção soberana do Espírito Santo, para nos ensinar a verdade. Ele também usa livros de ministério (ou ministério gravado), escritos por pessoas capacitadas e instruídas que são aptas a nos ensinar a verdade. Mas procuraremos em vão na Escritura por qualquer pensamento quanto a uma pessoa indo a um seminário para ser capacitada para a posição de “ministro” ou “pastor” de uma igreja. Como já dissemos, isso é puramente algo feito pelo homem para uma pessoa se adequar à uma posição em um sistema também feito pelo homem. O Cristianismo bíblico simplesmente não precisa dessas escolas. Muito do que é ensinado nesses seminários é treinamento dos futuros pastores para administrarem uma igreja de acordo com esse sistema administrativo de coisas que não são encontradas na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário