quarta-feira, 29 de abril de 2020

O Ministério das Irmãs

É claro, então, que a Escritura afirma que as irmãs não devem ter o papel de ministério público, mas elas têm um amplo ministério a desempenhar para o Senhor – o qual os homens geralmente não podem fazer. O ministério dela está em uma esfera privada ou doméstica; elas não precisam competir com os irmãos em sua esfera de ministério e administração pública. A Escritura diz: “As mulheres idosas que ensinem as mulheres novas a amarem [se apegarem a – JND] seus maridos, a amarem [se apegarem a – JND] seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada” (Tt 2:4-5). E: “Quero pois que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa” (1 Tm 5:14). “Tua mulher será como videira frutífera, no interior de tua casa” (Sl 128:3 – AIBB). Muitas outras Escrituras podem ser citadas aqui para mostrar que a esfera em que as irmãs devem ministrar é o círculo doméstico.
Quão triste é ver que em quase todas as assembleias Cristãs hoje essa ordem não é observada. As mulheres estão pregando e ensinando nos púlpitos e estão em posições de liderança nas várias assim-chamadas igrejas. As Escrituras que citamos são interpretadas ou consideradas como sendo antiquadas e preconceituosas. Com demasiada frequência, vemos invertida a ordem dos papéis do ministério dos irmãos e irmãs. Por exemplo, ouvimos falar de irmãos (no papel de pastor) conversando particularmente com mulheres – geralmente mulheres jovens – com o objetivo de aconselhá-las em relação à sua vida pessoal. E, com muita frequência, acabam caindo em alguma imoralidade para a desonra do Senhor. Temos informações que mais de 80% dos homens no “ministério” que caíram moralmente tiveram sua queda como resultado dessas sessões de aconselhamento! Muito disso não teria acontecido se as mulheres na igreja fizessem esse ministério.
A Escritura indica que o aconselhar pessoalmente às irmãs não é um ministério para irmãos; pertence a irmãs fazê-lo, de preferência irmãs mais velhas. Isso é ensinado na epístola de Paulo a Tito. Entre outras coisas (escolha de presbíteros, etc.), Tito deveria transmitir uma palavra de exortação aos crentes cretenses de todas as classes. Havia algo que ele deveria falar aos “velhos”, às “mulheres idosas”, às “mulheres novas”, aos “mancebos (homens jovens)” e aos “servos” (Tt 2: 1-10). Tito deveria entregar essas mensagens pessoalmente a cada círculo – exceto às jovens. Paulo indicou especificamente que deveria pedir às irmãs mais velhas que transmitissem essa mensagem às jovens. Esse trabalho pastoral não era uma esfera de ministério para Tito. W. Kelly disse: “Podemos observar a maneira sábia e santa pela qual Tito é instruído a advertir as moças; não diretamente, mas por meio das irmãs anciãs”. Se um irmão tivesse que estar envolvido nesse tipo de aconselhamento, deveria estar acompanhado de sua esposa. Este é apenas um exemplo de um ministério que Deus deu às irmãs e não aos irmãos.
Irmãs que aceitaram a ordem de Deus, no que diz respeito à sua esfera de ministério, encontraram uma paz e um contentamento em fazer a vontade de Deus que está além de qualquer explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário