Alguns não acreditam que as passagens citadas em 1 Coríntios 14:33-38 e 1
Timóteo 2:11-14, a respeito do lugar das mulheres, possam estar se referindo à pregação
e ensino, porque contradiriam 1 Coríntios 11:5, que diz, “Toda mulher que ora
ou profetiza...”. Argumenta-se
que Deus não diria às mulheres para orarem e profetizarem em um lugar, e depois
falar o contrário disso em outro. Eles concluem que o “falar” em 1 Coríntios
14 está se referindo a algum problema local em Corinto, onde as mulheres estavam
interrompendo o culto congregacional, fazendo perguntas não relacionadas que poderiam
ser feitas em casa.
Primeiramente, se cremos que a Bíblia é inspirada pelo infalível Deus, certamente
devemos aceitar que não poderia haver contradições ou erros em Sua santa Palavra.
O “obreiro” precisa dividir corretamente a Palavra da verdade para obter
o significado de uma passagem específica (2 Tm 2:15). Se olharmos com mais atenção
para 1 Coríntios 11, veremos que o versículo que fala de mulheres orando e profetizando
(v. 5) vem antes das instruções para os santos quando eles estão reunidos
(v. 17). O versículo 17 desse capítulo marca um novo parágrafo e entra na ordem
de coisas quando os santos estão reunidos para adoração e ministério. Diz: “Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos
louvo; porquanto vos ajuntais, não
para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja [em assembleia
– JND]”. A partir deste versículo até
o final do capítulo 14, o apóstolo aborda questões diretamente relacionadas a quando
os santos estão juntos em uma assembleia. Isto é indicado por Paulo dizendo
repetidamente: “Quando vos ajuntais” (1 Co 11:17, 18, 20, 33, 34, 14:23, 26). Como já dissemos, os versículos
que se referem às mulheres orando e profetizando são encontrados na seção que precede
suas instruções para os santos quando estivessem reunidos. Isso mostra que nessa
passagem (1 Co 11:2-16), ele não está se referindo a atividades exclusivamente quando
os santos estão reunidos para o ministério. É mais amplo que isso; e, portanto,
incluiria a esfera doméstica, etc. R. K. Campbell disse: “Esta passagem (1 Co
11:2-16) permite tal atividade por uma mulher, mas não indica onde deveria ser exercida.
Mas o capítulo 14 diz claramente que o ministério das mulheres não é permitido na
assembleia”. Isso mostra que Deus não restringir irmãs de orar e profetizar.
Elas tinham muitas oportunidades de fazê-lo, em sua esfera doméstica, fora das reuniões
públicas da assembleia. Não há, portanto, nenhuma contradição nessas duas passagens.
Uma está se referindo a quando os santos estão “na assembleia”, como
o versículo devidamente especifica (1 Co 14:34); e a outra se refere a algo mais
geral, não sendo específica da assembleia (1 Co 11:5).
Ao responder às objeções que as pessoas têm feito às claras declarações da
Escritura, somos constantemente confrontados com ideias que as pessoas introduziram nas Escrituras. A suposição
de que as mulheres coríntias estavam atrapalhando as reuniões com tagarelice e perguntas
não relacionadas é um exemplo clássico disso. A Escritura não diz nada sobre isso.
O modo com que o apóstolo Paulo lidou com as Escrituras foi exatamente o oposto
da maioria dos Cristãos hoje. Ele não procurava introduzir seus pensamentos nas Escrituras; ele procurava extrair seus pensamentos das Escrituras (At
17:2). Essa deve ser a diretriz para nós.
O contexto do capítulo é o exercício do dom de alguém em profetizar (o ministério da Palavra) na assembleia,
e não em tagarelar. A palavra na língua original traduzida como “falar” em
1 Coríntios 14:34, aplicada às mulheres, é a mesma palavra usada em outras partes
do capítulo quando diz: “Falem
dois ou três profetas...” e “se
alguém falar...” etc.
Todos, sem discussão, considerariam essas referências ao “falar” como o ministério
da Palavra. No entanto, muitos, quando chegam ao versículo no mesmo capítulo que
proíbe as irmãs de falar, querem mudar o significado da palavra “falar” para “tagarelar”. Parece que eles
aceitarão qualquer explicação desde versículo desde que não seja a de profetizar ou ministrar a Palavra. Essa distorção à Palavra
de Deus é claramente feita porque eles tem um interesse – eles querem que as mulheres
sejam aptas a pregar e ensinar no púlpito. Eles aceitarão algo que até possa
ser um tanto irracional num esforno de colocar de lado as claras palavras da Escritura.
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