quarta-feira, 29 de abril de 2020

“Mas a Bíblia Diz que as Mulheres Devem Orar e Profetizar!”

Alguns não acreditam que as passagens citadas em 1 Coríntios 14:33-38 e 1 Timóteo 2:11-14, a respeito do lugar das mulheres, possam estar se referindo à pregação e ensino, porque contradiriam 1 Coríntios 11:5, que diz, “Toda mulher que ora ou profetiza.... Argumenta-se que Deus não diria às mulheres para orarem e profetizarem em um lugar, e depois falar o contrário disso em outro. Eles concluem que o “falar” em 1 Coríntios 14 está se referindo a algum problema local em Corinto, onde as mulheres estavam interrompendo o culto congregacional, fazendo perguntas não relacionadas que poderiam ser feitas em casa.
Primeiramente, se cremos que a Bíblia é inspirada pelo infalível Deus, certamente devemos aceitar que não poderia haver contradições ou erros em Sua santa Palavra. O “obreiro” precisa dividir corretamente a Palavra da verdade para obter o significado de uma passagem específica (2 Tm 2:15). Se olharmos com mais atenção para 1 Coríntios 11, veremos que o versículo que fala de mulheres orando e profetizando (v. 5) vem antes das instruções para os santos quando eles estão reunidos (v. 17). O versículo 17 desse capítulo marca um novo parágrafo e entra na ordem de coisas quando os santos estão reunidos para adoração e ministério. Diz: “Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja [em assembleia – JND]. A partir deste versículo até o final do capítulo 14, o apóstolo aborda questões diretamente relacionadas a quando os santos estão juntos em uma assembleia. Isto é indicado por Paulo dizendo repetidamente: “Quando vos ajuntais” (1 Co 11:17, 18, 20, 33, 34, 14:23, 26). Como já dissemos, os versículos que se referem às mulheres orando e profetizando são encontrados na seção que precede suas instruções para os santos quando estivessem reunidos. Isso mostra que nessa passagem (1 Co 11:2-16), ele não está se referindo a atividades exclusivamente quando os santos estão reunidos para o ministério. É mais amplo que isso; e, portanto, incluiria a esfera doméstica, etc. R. K. Campbell disse: “Esta passagem (1 Co 11:2-16) permite tal atividade por uma mulher, mas não indica onde deveria ser exercida. Mas o capítulo 14 diz claramente que o ministério das mulheres não é permitido na assembleia”. Isso mostra que Deus não restringir irmãs de orar e profetizar. Elas tinham muitas oportunidades de fazê-lo, em sua esfera doméstica, fora das reuniões públicas da assembleia. Não há, portanto, nenhuma contradição nessas duas passagens. Uma está se referindo a quando os santos estão na assembleia”, como o versículo devidamente especifica (1 Co 14:34); e a outra se refere a algo mais geral, não sendo específica da assembleia (1 Co 11:5).
Ao responder às objeções que as pessoas têm feito às claras declarações da Escritura, somos constantemente confrontados com ideias que as pessoas introduziram nas Escrituras. A suposição de que as mulheres coríntias estavam atrapalhando as reuniões com tagarelice e perguntas não relacionadas é um exemplo clássico disso. A Escritura não diz nada sobre isso. O modo com que o apóstolo Paulo lidou com as Escrituras foi exatamente o oposto da maioria dos Cristãos hoje. Ele não procurava introduzir seus pensamentos nas Escrituras; ele procurava extrair seus pensamentos das Escrituras (At 17:2). Essa deve ser a diretriz para nós.
O contexto do capítulo é o exercício do dom de alguém em profetizar (o ministério da Palavra) na assembleia, e não em tagarelar. A palavra na língua original traduzida como “falar” em 1 Coríntios 14:34, aplicada às mulheres, é a mesma palavra usada em outras partes do capítulo quando diz: Falem dois ou três profetas...e “se alguém falar... etc. Todos, sem discussão, considerariam essas referências ao “falar” como o ministério da Palavra. No entanto, muitos, quando chegam ao versículo no mesmo capítulo que proíbe as irmãs de falar, querem mudar o significado da palavra “falar” para “tagarelar”. Parece que eles aceitarão qualquer explicação desde versículo desde que  não seja a de profetizar  ou ministrar a Palavra. Essa distorção à Palavra de Deus é claramente feita porque eles tem um interesse – eles querem que as mulheres sejam aptas a pregar e ensinar no púlpito. Eles aceitarão algo que até possa ser um tanto irracional num esforno de colocar de lado as claras palavras da Escritura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário