terça-feira, 28 de abril de 2020

O Testemunho de Paulo

O apóstolo Paulo advertiu que haveria um grande abandono da Palavra de Deus na profissão Cristã. Ele disse: “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho; E que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas [pervertidas – ARA], para atraírem os discípulos após si” (At 20:29-30). Em suas epístolas a Timóteo, Paulo falou daqueles que:
  • fariam naufrágio no tocante à fé”[1] (1 Tm 1:19-20 – AIBB),
  • “apostatarão da fé” – a revelação da verdade Cristã (1 Tm 4:1-3 – ARA)
  • “se desviam [têm vagueado[2] – JND] da fé” (1 Tm 6:10)
  • “erram com relação à fé [não alcançaram a fé – JND](1 Tm 6: 20-21 – KJV)
  • estariam “pervertendo a fé” de outras pessoas por meio de seus ensinamentos errôneos (2 Tm 2:18)
  • se tornariam “réprobos [imprestáveis – JND] quanto à fé” (2 Tm 3:8). 
Ele disse que chegaria um momento em que a profissão Cristã no geral “não suportará a sã doutrina... e desviará os ouvidos da verdade e se aplicará às fábulas” que não têm fundamento na Palavra de Deus (2 Tm 4:2-4 – TB). Ele disse que a moral no testemunho Cristão também se degeneraria para o nível das coisas no mundo pagão (2 Tm 3:1-5; Rm 1:28-32). Ele falou de impostores que se levantariam professando conhecer a verdade, que imitariam os poderes milagrosos de Deus na tentativa de resistir à verdade, e eles levariam muitos para longe (2 Tm 3:7-8). Ele também disse que as coisas não melhorariam, mas que “homens perversos e impostores” no testemunho Cristão (pois esse é o contexto de 2 Timóteo 3) iriam de mal a pior” (2 Tm 3:13 – ARA). Um exame superficial do testemunho Cristão hoje nos diz que tudo isso teve o seu triste cumprimento.




[1] N. do T: O comentário do mesmo autor em 1 Timóteo diz: “J. N. Darby observa que o segundo uso da palavra ‘fé’ no versículo 19, se refere à doutrina do Cristianismo – a revelação da verdade que uma vez foi entregue aos santos (Jd 3). Em geral, quando o artigo ‘a’ está no texto antes da palavra ‘fé’, o termo está se referindo à revelação Cristã da verdade. Quando o artigo não está presente, refere-se à segurança e confiança pessoal em Deus. Portanto, sofrer um naufrágio no que se refere ‘à fé’ significa que uma pessoa se desviou do trajeto acerca da verdade.”

[2] N. do T.: Vaguear significa andar sem destino ou rumo certo, deixando-se dominar por fantasias e imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário