terça-feira, 28 de abril de 2020

Dois Instrumentos na Adoração Cristã

É por isso que não lemos nenhum caso no livro de Atos ou nas epístolas, onde os Cristãos adoravam o Senhor usando instrumentos musicais. Não há qualquer menção nas epístolas do Novo Testamento em que a adoração Cristã foi auxiliada por instrumentos musicais. Os únicos dois instrumentos usados para adorar a Deus no Cristianismo são nosso “coração” (Ef 5:19; Cl 3:16) e noosos “lábios” (isso é, nossas vozes – Hb 13:15). No Cristianismo, lemos apenas “cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5:19). Somos exortados a que “ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o Seu nome” (Hb 13:15). Independentemente disso, a distinção entre adoração Cristã e judaísmo tem sido ignorada nas denominações. Bandas musicais (às vezes grandes orquestras) tornaram-se parte integrante dos “cultos” Cristãos atuais. Isso é chamado de “ministério de música”, mas o objetivo parece ser mais para o entretenimento do público do que para ministério. A maioria das igrejas evangélicas terá um músico talentoso no palco para esse assim-chamado “ministério” que regerá a orquestra e o coro; ele é chamado “o líder da adoração”!
É interessante notar que a Palavra de Deus não apenas não dá qualquer orientação para os Cristãos adorarem dessa maneira judaica, como também a história da Igreja nos diz que a música praticamente não teve parte do Cristianismo nos seus primeiros 1.400 anos! (Houve uma completa ausência de música instrumental na Igreja nos primeiros 700 anos, seguida de muita oposição durante os 700 anos que se seguiram.) Somente nos últimos séculos a música instrumental foi aceita e usada na adoração e nas atividades do evangelho. Perguntamos: “Se um chamado ‘ministério de música’ é tão importante para a vida da assembleia, como a igreja hoje enfatiza, por que o apóstolo Paulo ou o apóstolo Pedro não exortou as assembleias às quais eles escreveram, para que houvesse um ‘ministério de música’ nas reuniões deles?” E: “Por que não há menção a isso no Novo Testamento?” Cremos que o uso dos instrumentos musicais na adoração – e muitas outras coisas que o homem introduziu – são evidências do abandono que a Escritura previu que entraria na Igreja. Como as coisas no testemunho Cristão se afastaram cada vez mais da ordem de Deus, a música lentamente ganhou um espaço, até ser aceita como normal na adoração Cristã. Pode muito bem ter surgido por meio de boas intenções, mas ainda assim, não tem apoio na Escritura.
Não dizemos que um Cristão não deva tocar música, mas apenas que ela não tem lugar na adoração Cristã. J. N. Darby disse: “Se eu pudesse colocar um pobre pai doente para dormir com música, eu tocaria a mais bonita que pudesse encontrar; mas ela apenas estraga qualquer adoração trazendo o prazer dos sentidos para o que deveria ser o poder do Espírito de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário