quarta-feira, 29 de abril de 2020

Anciãos, Presbíteros [Bispos] e Guias

Além do apostolado, existem apenas dois ofícios na Igreja. Um é um presbítero (bispo) / ancião / guia e o outro é um diácono (ministro).
Quanto ao ofício de presbítero / ancião / guia, é o meio normal que o Senhor usa para orientar uma assembleia local em suas responsabilidades administrativas. O foco do trabalho deles refere-se particularmente ao bem-estar espiritual de uma assembleia local. As três palavras nas epístolas usadas para os que trabalham neste ofício são: “anciãos”, “presbíteros [bispos]” e “líderes [guias]”. Essas palavras são usadas para descreve o mesmo ofício. Veja At 20:17 com 28; Tt 1:5 com 7; 1 Pe 5:1-2 com 5:5)
“Anciãos” (presbuteroi) descreve a maturidade e a experiência que devem marcar aqueles que ocupam este lugar. Refere-se àqueles com idade avançada. No entanto, nem todos os homens idosos na assembleia necessariamente funcionam nessa posição de liderança responsável. (1 Tm 5:1; Tt 2:2) Isso ocorre porque nem todos podem ter a experiência, o exercício ou as qualificações morais necessárias (1 Tm 3:1-7; Tt 1:6-9).
“Bispos” ou “presbíteros” (episkopoi) descreve o trabalho que eles fazem; pastoreando o rebanho (1 Pe 5:2; At 20:28), velando pelas almas (Hb 13:17), admoestando os santos (1 Ts 5:12), etc.
“Líderes” ou “guias” (hegoumenos) descreve a liderança que devem desempenhar na assembleia local.
A Escritura se refere àqueles que estão nessa posição como: “Os que lideram entre vós” (1 Ts 5:12-13 – JND; Hb 13:7, 17, 24; 1 Co 16:15-18; 1 Tm 5:17 – JND). Observe, são “os que”, não “o que”. Sempre que são mencionados como funcionando em sua posição, são sempre referidos no plural. Eles podem ser mencionados no singular, se for em referência ao seu caráter pessoal (1 Tm 3:1-7), mas ao realizar seu trabalho, é no plural. Isso mostra que, em condições normais, esse trabalho não deve ser realizado apenas por um homem. É uma salvaguarda dada por Deus ter mais de um ancião em uma assembleia local, para que ninguém tente se levantar e presidir sobre uma assembleia. É triste dizer não foi dada atenção a isso e, às vezes, os homens se levantaram e assumiram o comando nas assembleias locais (At 20:30).
Além disso, a maioria das versões em português traduz os versículos citados como “presidem sobre vós no Senhor” (1 Ts 5:12). Estas traduções podem transmitir a ideia de que estes homens devem presidir sobre o rebanho de Deus, mas isso não é verdade. Esses versículos devem ser traduzidos: “Aqueles que lideram entre vós” (JND). Isso mostra que eles têm um lugar, como todos os outros membros do corpo de Cristo, “entre” o rebanho de Deus. O único lugar na Escritura em que temos alguém presidindo uma assembleia local é o caso de Diótrefes, e ele era um homem mau (3 Jo 9-10).
Quão diferente tudo isso é da ordem com que os homens organizaram suas denominações. O caminho de Deus é ter vários bispos em uma assembleia ou igreja local (Fp 1:1; At 20:28; Tt 1:5); a maneira do homem é ter um bispo em várias assembleias ou igrejas!
Assumir “a liderança entre vós” não se refere necessariamente à liderança no ensino ou na pregação pública, mas aos assuntos administrativos da assembleia. Novamente, confundir essas duas coisas é entender mal a diferença entre dom e ofício. Esses homens, no entanto, devem ser “aptos a ensinar” (1 Tm 3:2). Isso se refere a ser capaz de expor a Palavra como foram ensinados, mesmo que eles não sejam necessariamente capacitados como um mestre (Tt 1:9) Alguns deles que “assumem a liderança” podem não ensinar publicamente, mas é muito bom e útil quando podem fazê-lo, e devem ser “estimados por dignos de duplicada honra” quando o fazem (1 Tm 5:17)
Os que estão nessa posição de liderança responsável são vistos sob as figuras de “estrelas” e “o anjo” na assembleia local no livro de Apocalipse (Ap 1:20, 2:1, 8, 12, 3:1, 7, 14). Como “estrelas”, devem prestar testemunho à verdade de Deus (os princípios da Palavra) como portadores de luz na assembleia local. Isso mostra que eles devem ser instruídos na Palavra (Tt 1:9). Quando a assembleia é confrontada com um problema ou questão, eles devem ser capazes de fornecer luz da Palavra de Deus sobre o que a assembleia deve fazer. Atos 15 nos dá uma ilustração da atividade deles. Depois de ouvirem o problema que estava incomodando a assembleia, Pedro e Tiago, como “estrelas”, trouxeram luz sobre a questão. Tiago aplicou um princípio da Palavra de Deus e depois deu o seu julgamento sobre o que ele cria que o Senhor gostaria que eles fizessem (At 15:15-21).
Como “o anjo da igreja”, os mesmos homens naquela posição de responsabilidade agem como mensageiros para levar a mente de Deus à assembleia no desempenho daquelas coisas que foram decididas. Isso também é ilustrado em Atos 15. Depois que eles determinaram o que se acreditava ser a mente do Senhor em relação ao problema, eles “assumiram a liderança” na assembleia local na execução de Sua mente. Eles apresentaram suas conclusões perante a assembleia para não agir independentemente deles, que também acreditavam que fosse a mente do Senhor. Em seguida, foi enviada uma carta aos irmãos em Antioquia, notificando-os sobre como o problema foi resolvido (At 15:22-33).
Em alguns aspectos, o trabalho de pastores e anciãos é semelhante. Ambos são chamados para pastorear e alimentar o rebanho. Mas os dois nunca são iguais. O pastor não restringe seu serviço a uma localidade, como é o caso do ancião / presbítero / guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário