quarta-feira, 29 de abril de 2020

Títulos Lisonjeiros

As organizações eclesiásticas na Cristandade não apenas criaram uma posição que não existe na Palavra de Deus, mas também atribuíram vários títulos a essa posição que também não existem na Palavra de Deus. Títulos como: “ministro”, “pastor” ou “doutor em divindade”, etc., são predominantes na maioria das denominações.
É verdade que as palavras “ministro” e “pastor” são mencionadas na Bíblia, mas nunca são usadas como títulos. Como já dissemos, um pastor é a descrição de um dom, não o título de um clérigo. De fato, a Palavra de Deus diz: “Não farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonjas [títulos de lisonjas – KJV] com o homem. Porque não sei lisonjear; em caso contrário, em breve me levaria o meu Criador” (Jó 32:21-22).
O Senhor Jesus disse: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na Terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:8-12). No entanto, diante de uma Escritura tão clara, algumas denominações chamaram seu clérigo de “pai” (em latim: “padre”). Outras usam o título “doutor”, que vem do latim docere”, que significa ensinar. Portanto, um doutor é um mestre. Mas isso é algo que o Senhor disse que não devemos chamar uns aos outros! Quando um homem é apresentado como o “doutor fulano de tal” para uma audiência, a implicação é que esse título acrescenta autoridade a ele por causa de seu diploma. Isso, é claro, é completamente infundado pela Escritura. Não estamos dizendo que é errado ter o título “doutor” nas esferas seculares, mas que não tem lugar nas coisas de Deus.
Outras denominações chegaram tão longe a ponto de usar o título “reverendo”. No entanto, a Bíblia diz que “reverendo” é o nome do Senhor! “Santo e reverendo é o Seu nome” (Sl 111:9 – KJV). Os homens deveriam tomar o que é atribuído ao Senhor e usá-lo em seus nomes? Certamente não.
Quando os homens de Listra tentaram dar nomes de honra a Barnabé e Paulo, eles os recusaram, dizendo: “Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões” (At 14:15). Os servos do Senhor hoje também deveriam recusar esses títulos lisonjeiros.
A Palavra de Deus ensina que os pastores são apenas um dos muitos dons que Cristo tem dado. Por que estabelecer esse dom na Igreja com um título oficial como tendo preeminência sobre os outros? Não há uma linha sequer na Escritura que indique que a Igreja deva fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário